Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Julgamento de Pistoris adiado

05 de Junho, 2013

O atleta sul-africano em liberdade sob caução até 19 de Agosto

Fotografia: AFP

O Tribunal da Magistratura de Pretória adiou ontem para 19 de Agosto a audiência prévia ao julgamento do atleta sul-africano Oscar Pistorius, acusado de matar a companheira. A 19 de Agosto é o 30.º aniversário da vítima, Reeva Steenkamp, uma 'top-model' popular na África do Sul, morta a tiro por Pistorius na noite de São Valentim.

A audiência deve ser prévia à abertura do processo e Pistorius foi informado de que continua em liberdade sob caução até àquela data.  “Senhor Pistorius, adia-se o caso contra si para dar mais tempo à investigação”, disse o juiz, Daniel Thulare, ao arguido. Thulare aceitou assim o pedido do procurador Andrea Johnson, que queria o adiamento para dar mais tempo à polícia de investigar o caso, informa a rádio local Eyewitness News.

Também a defesa aceitou o pedido do Ministério Público, que se escusou a concretizar mais os motivos da necessidade de adiamento. Na sessão de ontem, o juiz manifestou-se preocupado com o “julgamento paralelo” a que o atleta tem sido sujeito pelos media e apelou aos meios de comunicação social que respeitem a Constituição.

O corpo de Reeva Steenkamp, de 29 anos, apareceu com várias marcas de disparos no passado dia 14 de fevereiro na residência de Pretória do desportista, de 26 anos. O Ministério Público acusa Pistorius de «homicídio premeditado», um crime que pode custar-lhe uma pena de prisão perpétua.
Por seu lado, o atleta assegura que disparou sobre a namorada por pensar tratar-se de um intruso que tinha entrado em sua casa.

A justiça sul-africana libertou-o sob fiança uma semana depois do crime, a 22 de fevereiro. Pistorius tornou-se, em agosto do ano passado, em Londres, o primeiro atleta com as duas pernas amputadas a participar nos Jogos Olímpicos, nos quais chegou a qualificar-se para as meias-finais da prova de 400 metros.

O desportista é também conhecido como “Blade Runner”, numa referência ao título do famoso filme de Ridley Scott, já que Pistorius é um corredor – “runner”, em inglês – que usa próteses de carbono com forma de lâmina – “blade” – em ambas as pernas.