Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Julgamento vai até Maio

24 de Março, 2014

Audiência de julgamento de Pistorius reinicia hoje

Fotografia: AFP

O Tribunal de Pretória anunciou, ontem, em comunicado, que o julgamento de Pistorius acusado de matar propositadamente a namorada Reeva Steenkamp a 14 de Fevereiro de 2013, se vai prolongar até 16 de Maio. O julgamento vai ser retomado hoje e deve decorrer até 4 de Abril.

Após uma pausa de uma semana devido ao fecho do tribunal, o mesmo vai recomeçar a 14 de Abril e termina a 16 de Maio. Na terceira semana de julgamento de Oscar Pistorius, a juíza Thokozile Masipa aceitou o pedido do promotor Gerrie Nel e adiou as sessões até o dia de hoje. Embora tenha adiado a próxima sessão, a intenção da procuradoria é encerrar o caso já na próxima semana,  e adoptou a medida para ter mais tempo para conversar com a sua última testemunha.

Nesta quarta-feira, quem depôs foi o especialista Christian Mangena. No seu depoimento, Mangena reafirmou que Pistorius estava sem as próteses quando disparou contra a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, no início do ano passado, mas não soube afirmar com precisão a que distância os disparos foram  efetuados, embora acredite em  cerca de 60 centímetros da porta do banheiro.

Mangena ainda foi contra o depoimento do velocista e afirmou que existiu uma pequena pausa entre o primeiro e o segundo tiro, assim como descreveu um vizinho de Pistorius. Após a declaração, a defesa do atleta fez questionamentos e apontou a possibilidade de os tiros terem sido dispados em sequência rápida.Segundo o perito, Steenkamp foi atingida no quadril pelas primeiras quatro balas. Depois, ela caiu para trás e sofreu outros dois tiros, um no braço e outro na cabeça, em sequência.