Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juniores embarcam hoje para Bilbao

Silva Cacuti - 12 de Junho, 2014

A Rússia , Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Turquia jogam no grupo preliminar D.

Fotografia: José Soares

A Selecção Nacional de andebol em juniores feminino embarca hoje para Portugal, a caminho de Bilbao onde vai cumprir um curto estágio, no quadro de preparação da sua participação no campeonato do Mundo da Croácia, de 28 do corrente a 13 de Julho. A equipa embarca às 8h30 em voo TAP, pernoita em Lisboa e amanhã pela manhã segue para Bilbao.

A comitiva angolana é chefiada pela antiga andebolista Fábia Raposo e além da dupla técnica Alex Fernandes /Olga Mendes integra o seccionista Francisco Sabino, a fisioterapeuta Graça Monteiro e a médica Maria Inácio. Em território espanhol as comandadas de Alex Fernandes prevêem efectuar cinco jogos  amigáveis. Ontem, no último treino realizado Alex fernandes fez uma sessão de recreação, para relaxar o grupo.

A seguir ao treino as atletas foram dispensadas para se despedirem dos seus parentes, e  à noite concentraram-se no Hotel Palanca, de onde partem hoje para o aeroporto internacional 4 de Fevereiro. Ácia Bacia e Cristina Gabriel foram as últimas dispensas do treinador que leva 16 atletas para o estágio, as guarda redes Wilma Luceu "Bá" e Helena Sousa, as meias-distâncias Teresa Leite, Marilha Quizelete, Tchesa Pemba, Maura Paulo e Albertina Cassoma que está a ser adaptada.

Na posição de pivot o treinador conta com Liliana Venâncio e Ríssia Oliveira. Para as funções de ponta Alex Fernandes  conta também com Isabel Tchingangu, Juliana Machado, Voneiti Domingos, Florença Francisco e Antónia Santos. A Selecção Nacional está inserida no grupo preliminar B, ao lado da Dinamarca, Holanda, Alemanha, Argentina e Sérvia.

No dia 28 Angola estreia-se diante da Dinamarca e no dia 30 de Junho defronta a Holanda. A 2 de Julho as angolanas vão ter pela frente a congénere da Sérvia, e no dia seguinte a Argentina. Angola encerra a participação na fase preliminar no dia cinco, diante  da Alemanha. No grupo A vão jogar as selecções nacionais da Noruega, Coreia do Sul, Croácia, República Checa, Uruguai e Kazaquistão. O grupo C integra a Hungria, França, Suécia (campeã mundial), Japão e República Democrática do Congo. A Rússia , Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Turquia jogam no grupo preliminar D.
Silva Cacuti