Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Júri castiga Malembeiros

12 de Maio, 2014

Equipa Malembeiros continuam na liderança do concurso do VII The Blue Marlin Race depois da realização da primeira jornada

Fotografia: Dombele Bernardo

O júri do concurso VII The Blue Marlin Race penalizou ontem, no Clube Náutico da Ilha de Luanda, a formação dos Malembeiros por irregularidades confirmadas no marlin capturado pelo pescador António Cunha, na primeira jornada do último torneio da época de 2013/2014. A equipa conduzida por Albertino Fonseca, chefe do júri, penalizou com o corte de 450 pontos dos 1.100 regulamentados. Assim, a equipa ficou classificada com 650 pontos.

Após a conclusão da análise do vídeo da captura, que suscitou graves divergências, Albertino Fonseca e companheiros concluíram  que o marlin foi solto para o seu habitat sem vida. Aplicado o regulamento, a infracção custou perdas de pontos ao conjunto do comandante Hélder Milagre, mas mantém-se na liderança do VII The Blue Marlin Race, agora com 1.200 pontos.

Os exemplares foram capturados por António Cunha, na ronda em que Tony (equipa Xiripti), Marco Couto (Tubarões Fishing Team) e Altino Cruz (Balão Mágico) também capturaram marlins. Além dos cinco exemplares de bicos, também foram capturados 16 dourados e o maior foi de 16,4 kg, pescado por Carlos Louro "Careca", Team Release. 

O Tubarão de 46 kg, capturado por Yuri Pote, do Team Fish.com, não contribuiu para a pontuação da equipa. O exemplar dessa espécie só pontua com o peso superior a 49 kg. Das 22 equipas inscritas para o torneio apenas 12 obtiveram pontos na primeira jornada do The Blue Marlin Race, sendo nove filiadas no Clube Náutico da Ilha de Luanda, duas no Clube Náutico Militar (as líderes da prova) e uma no Clube Naval de Luanda.

Na classificação, Malembeiros lideram com 1.200 pontos, seguidos de Balão Mágico (1.166), Tubarões Fishing Team (1.131,2), Xiripiti (577,3), Marmeladas (99,9), Team Akwalunga (74,1), Peixfree (70,8), Jikulo O'Mesu (61,2), Team Release (49,2), Team Kanoxi (39), Dragões (37,2) e Team Náutico (28,5).