Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Justin Bieber" vence título mundial

24 de Novembro, 2013

Norueguês apelidado de Justin Bibier bateu na final disputada em Chennai o indiano Viswanathan Anand por “xeque-mate”

Fotografia: AFP

Com um estilo paciente e forçando o adversário a cometer vários erros, o jogador, de apenas 22 anos, fez “xeque-mate” ao detentor do título, o indiano Viswanathan Anand.

Na final disputada em Chennai, na Índia, Carlsen bateu Anand em dez partidas, com três vitórias e sete empates. “A final foi transmitida pela televisão e sei que foi seguida por muitas pessoas que não jogam, e isso é absolutamente fantástico. Eu espero que isto possa ter um efeito no xadrez, tanto na Noruega como no resto do mundo”, afirmou o novo campeão do mundo da modalidade.

Grande mestre de xadrez desde os 13 anos, Magnus Carlsen é um fenómeno de popularidade no seu país, arrastando multidões para os seus jogos e a atenção da comunicação social. Contratos como modelo de moda, patrocínios milionários e primeiras páginas nos jornais tablóides noruegueses são outras das facetas do jovem jogador.

Carlsen, considerado pelo mítico Garry Kasparov como o maior talento da sua geração, foi o jogador mais jovem da história do jogo a alcançar a liderança do ranking mundial, com apenas 19 anos.