Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juvenis assumem nacional de Corta -mato

03 de Março, 2018

Fotografia: Jos Soares| Edies Novembro

Acima de 150 corredores do escalão juvenil estão inscritos no campeonato nacional de corta -mato, que se disputa hoje na comuna da Palanca, município da Humpata, na Huíla, em conformidade com os dados da Federação Angolana de Atletismo. Cerca de 57 destas inscrições são do sexo feminino.
Ao todo a prova junta 240 atletas, inscritos pelas equipas do Petro de Luanda, Interclube, Inter da Huíla,  1º de Agosto, Jamba Sport, Desportivo da Huíla, Desportivo da Saúde, União da Catumbela, Académica do Lobito, Ferroviário da Huíla, Walola Sport de Benguela, 1º de Maio de Benguela, Benfica do Lubango e Atlético do Namibe.
No escalão de seniores estão 27 atletas masculinos e nove femininos. Entre os atletas masculinos está Simão Manuel, atleta da Gabela, que corre pelo 1º de Agosto e que  revela talento nas provas de longas distâncias. Venceu a São Silvestre e a Meia -maratona de Caxito. Entre as Mulheres estão Adelaide Machado, que foi vencedora da São Silvestre, mas está também Ernestina Paulino, antiga campeã nacional que tem estado de fora das grandes competições, por diferentes motivos.
Os juniores inscreveram também nove atletas femininas e 36 masculinos.
 De acordo com Gertrudes Sepúlveda \"Gegê\", vice - presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), os atletas seniores vão correr 10 quilómetros. Em juniores masculinos, estão previstos para 8 km, enquanto a mesma categoria em femininos vai correr seis quilómetros. A menor distância da prova que são quatro quilómetros, vai ser corrida pelos juvenis femininos, ao passo que os masculinos correm seis quilómetros.
Para este campeonato, a organização teve o cuidado de exigir a apresentação de documento pessoal dos inscritos, a fim de que ninguém logre competir com idade adulterada.
O campeonato nacional vai ter classificação individual e colectiva.