Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juzes actualizam conhecimento

Pedro Futa - 06 de Agosto, 2018

Fotografia: Joo Gomes

Mais de 20 juízes foram submetidos a refrescamento sábado, no Estádio dos Coqueiros, tendo em vista o Campeonato Nacional de Atletismo em seniores, em ambos os sexos, prova que se disputa nos dias 11 e 12 de Agosto.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Pinto Diogo, chefe dos juízes e cronometristas da Federação Angolana de Atletismo, considerou o curso proveitoso e disse que foram abordados as alterações que a IAAF implementou em Novembro de 2017.
\"A avaliação é positiva na medida em que abordámos as novas regras implementada pela IAAF\", disse.
Em relação às alterações, Pinto Diogo fez um resumo das novas regras.
\"Os atletas já não são obrigados a usar o dorsal nas costas. Acabou-se com a zona de balanço que era de 10 metros para a passagem de testemunho na prova de estafetas 4x100. Agora , chama-se zona de transmissão e passa a ter 30 metros, que anteriormente era de 20 metros\", frisou.
O formador falou ainda da redução de tempo na preparação do salto em comprimento e salto em altura.
\"No passado, os atletas de saltos precisavam de um minuto para preparar a prova. Na nova regra, são apenas 30 segundos em relação às falsas partidas. Quem deve detectar é a máquina e não o homem. Qutra alteração consiste no acto do lançamento de disco e de dardo. No passado, o atleta era proibido colocar um dos pés no solo na fase de  rotação. Hoje, é indiferente. E se acontecer, não é nulo\", exclareceu.
O mais velho dos juízes, Raul Mangueira, de 69 anos de idade, disse que a arbitragem nacional está num bom caminho.