Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kabuscorp afina técnica

Rosa Napole?o - 01 de Agosto, 2017

Competições vão ser renhidas face à boa preparação das equipas

Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Os exercícios principais da aeróbica e ginástica artística dominam esta semana os trabalhos de preparação da equipa do Kabuscorp de Palanca para a segunda edição da Taça de Elite agendado para 13 a 17 do corrente, na província de Benguela. A formação do Palanca  trabalha na Sapú sob o comando de Xungo Francisco desde a participação na primeira edição decorrido no Huambo.

Motivados pela conquista de duas medalhas de prata, a equipa técnica liderada por Xungo pretende \"dobrar\" o número de medalhas em Benguela. Em declarações ao Jornal dos Desportos, assegurou que as sessões de treinos decorrem a bom ritmo e os atletas estão preparados.

\"Estamos a trabalhar para fazer melhor do que na edição passada. Vamos estar presentes com a ginástica de tumbling, aeróbica e ginástica artística. Estamos a corrigir os erros para não se repetirem na segunda edição da Taça Elite\", avaliou.

O técnico apontou alguns nomes fundamentais na equipa que garantem a conquista de mais medalhas.

\"Todos os atletas estão bem tecnicamente, mas existem aqueles que se destacam. Muto Francisco, por exemplo, é muito bom no tumbling; Paiva Domingos garante medalhas na aeróbica artística e também foi medalha de prata no campeonato nacional. Tenho ainda António Dilary, da categoria juvenil, é muito ágil no tumbling. Em femininos, estou a contar com a juvenil Cecília Tchala que obteve o segundo lugar no nacional passado, assim como a Yonela Pedro e a Eva Mendonça na ginástica rítmica.

Elogiado pelo técnico, o ginasta Muto Francisco mostrou-se motivado. Em declarações ao Jornal dos Desportos, afirmou que tudo vai fazer para conseguir uma medalha na competição por equipa.

\"Vamos dar o nosso melhor como sempre fizemos. Tenho aperfeiçoado as minhas técnicas no tumbling e sei que não vou sair desta competição de mãos vazias\", prometeu.

AGEFIR PROMETE
OBTER MEDALHAS

A equipa Agefir também vai marcar presença na Taça de Elite de Ginástica. A direcção técnica prometeu conquistar medalhas à semelhança da edição anterior em que conseguiu a de prata, através do ginasta Gerson Samuri.

O técnico principal da equipa, Cláudio Machado da Costa, confirmou a participação dos ginastas Gerson Samury e Lukeni Agostinho, na Taça Elite. A dupla é a melhor do país.

\"Tendo em conta que a Taça de Elite comporta apenas atletas com alguma bagagem competitiva, temos apurados apenas dois ginastas, mormente, Gerson e o Lukeni. Para o campeonato nacional, temos Domingos Reinaldo na ginástica aeróbica e outros que, certamente, vão conseguir o passe, após a prova, caso terminem nos três primeiros lugares. Só assim vão estar habilitados para a Taça Elite\", disse. 

O técnico da Agefir aclarou ainda que, em função do trabalho conjunto com o Team Elite, as provas vão estar divididas. Enquanto o Agefir entra na competição com os ginastas da Taça Unitel, o Team Elite vai comportar os atletas para os campeonatos nacionais da primeira e segunda divisões que vão igualmente apurar atletas para a prova Elite.

As disciplinas de ginástica artística, tumbling, rítmica e de trampolim vão estar em evidência na competição pelas duas equipas.

Na edição passada do campeonato nacional, o Team Elite, orientado pelo técnico Gomes de Oliveira, obteve medalha de ouro na ginástica aeróbica, através de Mário Salacussa. O treinador deposita ainda a confiança nos atletas Mário Domingos, terceiro classificado da edição passada da ginástica artística.


CONCORRÊNCIA
Desportivo do Wembo prepara rítmica


A equipa do Desportivo do Wembo está a preparar a ginástica rítmica nos quatro escalões de formação para a Taça de Elite que vai decorrer em Benguela a 13 do mês em curso. A treinadora Rosa Fernandes assegura que a equipa está preparada tecnicamente, mas a participação na prova depende da aquisição de meios financeiros para a deslocação às terras das acácias rubras.

\"Pensamos marcar presença na prova com a ginástica rítmica, a única disciplina que o clube possui de momento e com capacidades de fazer frente às outras equipas. Acredito que podemos conseguir medalhas, apesar de não termos competido na primeira edição da prova\", disse.

A técnica reconhece que ainda há muito trabalho na equipa. Para a obtenção de medalha, Rosa Fernandes  conta apenas com a performance da ginasta Núria, que tem sido a mais destacada nas provas provinciais e torneios.

\"É uma atleta que tem apenas um ano no Desportivo do Wembo, mas carrega uma experiência que nos dá alguma confiança\", disse. A maior preocupação de Rosa Fernandes é concernente às condições financeiras para custear a deslocação da equipa. Se conseguirem os valores vão estar na competição, segundo a treinadora.

Relembremos que, na edição passada, a Taça de Elite contou com a participação de 62 atletas e foi ganha pela formação do Jackson Garcia de Benguela em ambos as classes. O Sporting do Bié ocupou o segundo lugar, seguido do Petro de Luanda.
ROSA NAPOLEÃO