Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kadima projecta escola

07 de Março, 2020

Projecto concebido por Francisco de Deus Kadima visa a formao de novos valores

Fotografia: Alberto Pedro

Programada para funcionar no interior da escola Ana Paula, ao Kilamba Kiaxi, o projecto prevê a integração das modalidades de Jiu-jitsu brasileiro, boxe, fisioculturismo, Jiu-jitsu tradicional, taekwondo, karaté-do, muai-tai, kikiboxe e  wrestling que engloba (greco - romano, luta livre, luta olímpica, luta feminina e de praia). 
À conversa com o Jornal dos Desportos, Kadima falou do único impasse que impossibilita o avanço do projecto. \"Felizmente, já temos o projecto concluído.  Os passos para o reconhecimento do mesmo, junto das entidades desportivas, também já demos. De facto, o que nos preocupa é o próprio recinto, que ainda não foi disponibilizado. É uma área vandalizada dentro da escola e queremos remodelar para esse fim\", disse.
O atleta sénior apela à entidade máxima do município do Kilamba Kiaxi, na pessoa do seu administrador, no sentido de se comover com a situação. \"Gostaríamos de pedir o bom senso do administrador, no sentido de atender o nosso pedido. Trata-se de um espaço em que se praticam vandalismos e queremos transformá-lo num lugar de recreação e aprendizado dessas modalidades\".
Francisco Kadima refere ser importante a formação pela camada baixa. \"O meu projecto prevê a formação de novos valores. As crianças, a partir dos 6 aos 14 anos, são a nossa prioridade. Estes jovens serão os nossos representantes nas provas olímpicas de 2024 para frente\", sonhou.
Neste momento a organização tem inscritos um total de 30 integrantes, nas várias modalidades.