Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kevin Santos conquista ouro

?lvaro Alexandre - 25 de Julho, 2017

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O xadrezista Kevin Santos, do Colégio Real Século XXI,  conquistou ontem, no Largo do Soweto, a medalha de ouro das Olimpíadas Escolares de Xadrez de 2017. O estudante do Século XXI  venceu na final de sub-14 o atleta Mandela Zua, do Complexo Escolar Privado Internacional.

O finalista derrotado, Mandela Zua, do Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), despachou nas meias-finais o Josevânio Machado, do Real Século XXI. Para as classificativas do terceiro e quarto lugares Josevânio Machado garantiu o bronze, vencendo o Marcos Paiva.

O atleta João Abreu, do Complexo Escolar Privado Internacional, foi o melhor na categoria de sub-16. O primeiro classificado derrubou na final o opositor Augusto Amado, do Colégio Marotos, medalha de prata. O bronze foi conquistado por Mauro da Cunha, do Real Século XXI.

O Dulciano Silvestre, do Colégio Frenete, destacou nos sub-12. Na partida decisão afastou o seu colega da instituição escolar, Esmeraldo Mota. Todo o pódio foi ocupado pelos xadrezistas do Colégio Frenete. O terceiro classificado foi o Hélder Macapa.

 Em feminino, a primazia foi atribuída para a Firuze Ar, do Colégio Turco. A prata ficou com a jogadora Graça Macaia, do Real Século XXI.O ouro na categoria de sub-10 foi conquistado por Mandela Garrete, do Real Século XXI. Nas posições subsequentes ficaram o Aúrio Gaha, do Colégio Pirilampo, e Pedro Cerqueira, do Colégio Pirilampo.

Em feminino, o brilho do ouro foi colocado ao pescoço da Neide Ramos. As outras medalhas, de qualidade inferior, foram atribuídas as atletas Nayara António e Márcia de Almeida.

A Leonor  Henriques, do Colégio Cultural Camões, venceu nos sub-8. A Yancis Bessa, do Colégio Elizângela, ficou na segunda posição, e a Kiesse Dilo, do Colégio Elizângela, ficou em terceiro.