Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kidó aborda africano com prudência

Silva Cacuti - 27 de Fevereiro, 2014

Técnico da selecção de cadetes pede muita cautela no jogo de abertura frente ao anfitrião do Quénia

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de cadetes masculinos vai defrontar a anfitriã, na primeira fase do nono campeonato africano na cidade de Nairobi, Quénia, segundo ditou o sorteio da prova realizado na sede da Confederação Africana de Andebol, em Abidjan, Costa do Marfim. Angola está inserida no Grupo Preliminar C, juntamente com o Quénia e a Zâmbia.Falando a propósito do sorteio, o seleccionador nacional José Pereira "Kidó" disse que o conjunto por si orientado deve procurar estar na melhor forma e ter cuidado porque as equipas do grupo são desconhecidas.

"São equipas desconhecidas no andebol de África. Não temos qualquer dado sobre o andebol destas selecções, portanto temos de nos preparar bem e ter muito cuidado com estas equipas principalmente com o Quénia que joga em casa." Os receios do treinador não ficam por aqui. José Pereira revelou também os seus "medos" com a questão das idades dos atletas que podem apresentar-se nesta prova. "Temos de ter também muito cuidado por causa das idades verdadeiras de alguns atletas que temos encontrado nestas provas", preveniu.O molde de disputa apura o primeiro classificado de cada grupo mais o melhor segundo classificado, para a meia-final.

O campeonato africano de cadetes disputa-se de 14 a 22 de Março e, segundo o sorteio, no grupo A vão jogar as selecções do Egipto, Líbia e Guiné Conakry. No grupo B estão as equipas da Tunísia, Argélia e Níger. Os juniores masculinos, cuja competição africana decorre de 22 a 30 de Março, também em Nairobi, ficaram incorporados no grupo A, juntamente com as equipas da Argélia (5.ª classificada do último africano) e da RDCongo, ausente no último campeonato disputado em Abidjan, Costa do Marfim, onde Angola se quedou na 4.ª posição. A Selecção Nacional de cadetes masculinos está a denotar progressão à medida que se aproxima a data de partida para o estágio pré-competitivo marcado para a região de Leiria, disse o treinador José Pereira "Kidó".

"Felizmente estamos a notar que o grupo está bem melhor, já começa a fazer aquilo que nós, equipa técnica, queremos, embora tenhamos feito, até aqui, apenas um jogo com a equipa da Marinha de Guerra", disse.Para hoje e amanhã o seleccionador anunciou a realização de novos jogos com a equipa da Marinha de Guerra. Kidó referiu que durante o estágio a equipa vai realizar cinco ou seis jogos com equipas de Leiria e de Lisboa."Leiria é uma região muito boa, com bons atletas e boas equipas, vamos também a Lisboa jogar", disse o treinador que já jogou em Leiria.