Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kifofo Express agita pescadores

Álvaro Alexandre - 17 de Setembro, 2014

Apuramento ao campeonato do mundo é o principal objectivo das equipas concorrentes

Fotografia: Dombele Bernardo

A conquista da II edição do torneio de pré-época de pesca desportiva angolana "Kifofo Express", marcada para o último fim-de-semana do mês em curso, em Luanda, está a mexer com a estrutura administrativa e competitiva das equipas Doce Vela, Marmeladas, Team Delta e Team Calulo.As quatro formações assumem o título e vaticinam uma época "bastante competitiva". Marcos Queirós, do Team Calulo, assegurou que "o início de época é sempre complicado, porquanto se desconhece o lugar com peixe". Para evitar constrangimentos durante a época, a sua equipa vai zarpar antes do torneio para constatar os "pontos favoritos" de captura.

Formado por três pescadores (Marco Queiróz, Júlio Magalhães e Mário Proença), o Team Calulo vai estrear a embarcação no "Kifofo Express".Doce Vela, a única equipa do país formada por mulheres, está empenhada em conquistar todas as provas da presente época depois da experiência adquirida no campeonato do mundo de 2014, em Abril último, na Costa Rica.

Elizângela "Sely" Pina disse ao Jornal dos Desportos que o "Kifofo Express" vai servir de ensaio para a presente época desportiva. A prioridade do grupo é a conquista do Lobito Big Game Fishing Tournament. Formada por Elizângela Pina, Leonor Silva, Corina Armando e Erica Tavares, Doce Vela vai ser reforçada por Carina Pinto, em Novembro. Os préstimos de Érica Tavares terminam antes de Dezembro e para evitar a vacatura o grupo prepara a substituição.

No Team Delta, o ambiente é de satisfação. O grupo investiu no material desportivo e no homem para responder as exigências da Federação Internacional de Pesca Desportiva de Alto Mar. Novos aparelhos que ajudam a captura de veleiros e marlins e a entrada de Luis Pitra e Hugo Silva constituem as novidades. Adão Baltazar aposentou-se da pesca de alta competição.

Face aos investimentos, o Team Delta, campeão de 2004, vai exercitar as estratégias da época no "Kifofo Express", segundo o capitão Karl Pitra.Desde 2011 no México, o Marmeladas desconhece a rota para o campeonato do mundo de pesca desportiva. Para voltar a navegar entre os melhores do mundo, o comandante da embarcação, Paulo Leal, disse que o seu grupo está determinado a vencer quatro torneios a começar pelo Kifofo Express. A aposta é conseguir o apuramento para o campeonato do mundo da Costa Rica de 2015.