Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kikas e Lutonda criaram o nome da escola

Juscelino da Silva - 28 de Setembro, 2019

Os potenciais basquetebolistas so recrutados a partir dos bairros prximos da sede social da agremiao, mormente, o Nova Vida, Dangereux, Zango, Kilamba, Calemba dois, Viana, Fubu e Talatona.

Localizado na rua 57 do bairro Nova Vida, em Luanda, o Clube de Formação Desportiva Kwanza tem como co-autores da designação os ex-basquetebolistas Miguel Lutonda e Joaquim Gomes \"Kikas\". A revelação é de Francisco da Silva, proprietário da escola.
\"Lutonda e Kikas ajudaram-me a criar o nome da equipa: Escola de Formação Kwanza\", revelou.
A génese da criação da escola vem dos tempos de infância do proprietário. Francisco da Silva assevera que foi \"aluno do professor Mário Palma\" e jogou basquetebol \"enquanto miúdo\".
\"Por incentivo de alguns amigos (Lutonda e Kikas), em 2014 ou 2015 surgiu a ideia de se criar a CFDK. O pouco tempo mantido com Mário Palma influenciou a cimentar o sonho. Sempre joguei basquetebol\", disse.
No primeiro ano, a escola começou com os escalões de Sub-10, Sub-14 e Sub-15. Em 2017, acrescentou o de sénior. Actualmente, 159 crianças aprendem o ABC, além das 47 não inscritas por razões de limitação. A Associação Provincial de Basquetebol de Luanda estabeleceu o limite de 18 atletas nos escalões de formação e 16+2 no de seniores. A idade limite de um atleta no CFDK é de 23 anos de idade.
\"Não temos condições de absorver atletas acima de 23 anos de idade. Todos que atingem essa idade devem procurar outros destinos\", esclareceu.
Os potenciais basquetebolistas são recrutados a partir dos bairros próximos da sede social da agremiação, mormente, o Nova Vida, Dangereux, Zango, Kilamba, Calemba dois, Viana, Fubu e Talatona.