Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kikuxi Villas Club alarga parceria

Melo Clemente - 11 de Fevereiro, 2016

Atletas da Escola Kikuxi Villas Club beneficiaram de um estágio de aproximadamente quinze dias na Academia da Universidade de Pretória na África do Sul

Fotografia: M.Machangongo

A direcção da Escola Kikuxi Villas Club e a Academia da Universidade de Pretória rubricaram na última segunda-feira, na África do Sul, um acordo de parceria, conforme apurou o Jornal dos Desportos de João Almeida, supervisor técnico da referida escola.João Almeida e José Almeida, em representação da Escola Kikuxi Villas Club, Príncipe Madeba e Kirsty Elliott, da Academia da Universidade de Pretória, foram os subscritores do acordo de parceria entre as duas instituições desportivas.

O acordo ora rubricado vai permitir que os tenistas afectos  à Escola Kikuxi Villas Club possam beneficiar de estágios naquela instituição, a fim de melhor as suas performances.Entretanto, oito tenistas provenientes do projecto de massificação denominado "Criança em Movimento", programa  que tem como madrinha a Primeira Dama da República de Angola, Ana Paula dos Santos, beneficiaram de um estágio de aproximadamente 15 dias na Academia da Universidade de Pretória, uma das instituições mais prestigiadas em terras de Nelson Mandela.

Trata-se de Níria Calonga, campeã nacional de sub-12, Hedviges Tuluca, campeão de sub-12, César Manaça, vice -campeão de sub-12, Gabriela Martins, campeã de sub-10, Otília Epalanca, Biorca Bento, Marcelo Rede e Mirian Tuluca. A qualidade técnica evidenciada pelos tenistas angolanos, aliada à grande capacidade de assimilação dos conhecimentos da modalidade, deixaram impressionados os responsáveis da Academia da Universidade de Pretória, que manifestaram interessa em ficar com três dos oito petizes que estavam a cumprir estágio de superação, nomeadamente, Níria Calonga, Hedviges Tuluca e César Manaça.

"Os nossos tenistas deixaram boas impressões durante o estágio que realizaram na Academia da Universidade de Pretória. Aliás, o facto de mostrarem interesse em três tenistas nossos, significa que eles têm qualidades e podem tornar-se grandes tenistas no futuro. Portanto, se continuarmos a trabalhar e melhorarmos as nossas infra-estruturas no país, acredito que nos próximos anos teremos angolanos a jogar nos melhores torneios", augurou João Almeida, supervisor técnico da Escola Kikuxi Villas Club.

Os três tenistas podem rumar nos próximos anos para a Academia da Universidade de Pretória, para darem seguimento à sua formação, quer académica como desportiva.Em declarações ao Jornal dos Desportos, João Almeida supervisor técnico da Escola Kikuxi Villas Club, enalteceu o acordo de parceria.

Creio que este acordo que celebramos vai permitir que os nossos tenistas possam elevar cada vez mais os níveis competitivos, em face das excelentes condições, sobretudo infra-estruturais. Para além do desporto, estabelecemos um acordo no domínio da educação em que eles estão interessados em ficar com três dos nossos atletas, dado o potencial que exibem. Posteriormente, poderemos mandar mais dois, porque eles querem cinco atletas".João Almeida disse por outro lado, que a Escola Kikuxi Villas Club vai receber na próximo ano, responsáveis da Academia da Universidade de Pretória.