Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kilamba fervilha com marcha

Rosa Panzo - 19 de Junho, 2016

Crianças e adolescentes da Centralidade de Kilamba celebraram ontem o Dia do Olimpismo

Fotografia: Kindala Manuel

Sob a baixa temperatura registada ontem na cidade de Luanda, mais de 200 pessoas, entre petizes, adolescentes, jovens e adultos marcaram presenças na marcha olímpica realizada nas ruas da centralidade de Kilamba. A moldura humana associou-se às celebrações do quinto ano desde a abertura oficial daquela circunscrição e ao Dia do Olimpismo a celebrar-se a 23 do corrente.

No final da actividade promovida em parceria com o Comité Olímpico Angolano, o vice-presidente da instituição desportiva, Mário Rosa, assegurou que a presença de desportistas e de outras falange da sociedade correspondeu com as expectações para saudar o Dia do Olimpismo e mostrar às pessoas a importância da prática do desporto.

"A actividade correspondeu as nossas expectativas. A marcha visou transmitir à população do Kilamba a mensagem do hábito da cultura desportiva e informá-los que a prática desportiva nos leva a manter-nos sempre saudável. Por outro lado, melhora a qualidade física do cidadão e proporciona a boa saúde", disse.

Ana Maria, de 14 anos de idade, disse ao Jornal dos Desportos que a actividade do género no seio da juventude é salutar.

"Foi bom juntarmo-nos a esta actividade. Além de praticarmos o desporto, aprendemos muito sobre a importância do mesmo para nos manter em forma e saudável", disse. Para adolescente, a sua presença na actividade só teve bom proveito.

"Tive a oportunidades de conhecer varias figuras desportivas nacionais que só via pela televisão", justificou.

Na actividade saltou a vista dos adolescentes figuras como a da judoca Antónia de Fátima "Faia", o campeão mundial de Jiu jitsu, Walter Fautino, a dupla de velejadores para os Jogos Olímpicos do Rio'2016 formado por Munuel Lelo e Matias Motinho, o técnico Paulo Macedo e o ex-futebolista Paulão.

FAIA ENALTECE
MARCHA OLÍMPICA.

A judoca angolana Antónia de Fátima, também conhecida por Faia, da categoria de -70 quilogramas, louvou a iniciativa do Comité Olímpico Angolano em parceria com a Administração da Centralidade do Kilamba pela realização da actividade. "Notei pelo número de presentes que as actividades do género motivam a juventude. Como uma das representantes do desporto angolano nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devo dizer que estou feliz por estar aqui com essa juventude", disse.

A melhor representante do judo angolano de todos os tempos nas provas internacionais deixa o país na próxima terça-feira com destino a Hungria, onde vai cumprir a penúltima etapa de preparação sob auspício da Federação Internacional de Judo, visando a participação nos Jogos Olímpicos do Rio'2016.

A Rússia vai ser o último palco de preparação de Antónia de Fátima, antes de desembarcar na cidade de Cristo Rei, na capital do estado do flamingo, Brasil.