Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kimi Raikkonen abre os treinos

13 de Fevereiro, 2015

Finlandês liderou o terceiro dia em Jerez

Fotografia: Reuters

A Ferrari optou por inverter a programação adoptada nos testes em Jerez, no início do mês, para os trabalhos da próxima semana em Barcelona. Na segunda sessão de treinos colectivos de 2015, entre 19 e 22 de Fevereiro, a SF15-T vai andar com Kimi Raikkonen no comando nos dois primeiros dias e Sebastian Vettel nos dois últimos.

A expectativa é grande para saber se vai ficar confirmada a melhoria que a equipa indicou ter feito na abertura da pré-época. O presidente Sergio Marchionne disse que esperava ver sinais mais claros na Catalunha.

Na Andaluzia, Sebastian Vettel liderou os dois dias de treinos e Kimi Raikkonen foi o mais rápido no terceiro e segundo no quarto.

Depois desta segunda bateria, ainda há mais uma em Barcelona, entre os dias 26 de Fevereiro e 1 de Março.


RED BULL
Stoneman entra no programa de jovens


A Red Bull anunciou a contratação de dois novos pilotos para o seu programa de talentos, que já levou à F1 o tetracampeão Sebastian Vettel e o vencedor de três corridas na época 2014, Daniel Ricciardo. As novidades no plantel da marca são os britânicos Dean Stoneman, de 24 anos, e Callum Ilott, de 16 anos.

Stoneman tem uma idade avançada em relação à média dos pilotos que pleiteiam vagas na F1, mas possui uma história bastante singular de superação. Depois de ser campeão da F2 em 2010, descobriu um cancro nos testículos e afastou-se do desporto por duas épocas para fazer tratamento. Voltou às pistas em 2013 na GP3, venceu as corridas e foi vice-campeão da categoria no ano passado, atrás apenas de Alex Lynn, que deixou o programa da Red Bull para se tornar piloto de testes da Williams.

O inglês afirmou que tem agora a grande oportunidade no automobilismo.

“Ser parte do Red Bull Junior Team era um dos meus objectivos e é fantástico receber essa oportunidade", disse.

O vice-campeão da GP3 justificou que no histórico da Red Bull constam nomes que tiveram de passar no programa.

Dean Stoneman vai defender a equipa Dams na World Series, categoria que tem como actual campeão o espanhol Carlos Sainz, escolhido pela Red Bull para ser titular da Toro Rosso na F1 em 2015.

“É a oportunidade perfeita”, disse Stoneman.

Callum Ilott é o outro jovem a quem a marca de bebidas energéticas deposita as fichas para o futuro foi campeão europeu de kart no ano passado e vai competir na F3 Europeia com a Carlin. Foi nessa categoria que Max Verstappen se destacou no ano passado e convenceu de que merecia um lugar na Toro Rosso em 2015 mesmo tendo apenas 17 anos.

"Estar na Red Bull Junior Team é um privilégio. A última época foi muito boa para mim e espera um bom começo nos carros, mas não imaginava que conseguiria essa oportunidade. Tenho muito a aprender, mas sinto que comecei bem nos testes da F3 e também com a Renault 2.0 depois de vir da Toyota Series. Quero deixar uma boa impressão, mostrar a minha velocidade e continuar a melhorar", disse o adolescente.

 Actualmente, a equipa da Red Bull Junior conta com um terceiro piloto nas categorias de base, o francês Pierre Gasly, que vai correr com a Dams na GP2.

Além de Vettel e Ricciardo, também passaram pelo programa para chegar à F1 o russo Daniil Kvyat, o francês Jean-Éric Vergne, o suíço Sébastien Buemi e o espanhol Jaime Alguersuari.