Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kung Fu agita Arena do Kilamba

Rosa Napole?o - 12 de Agosto, 2017

Demonstrações de artes marciais juntam judocas e atletas de jiu-jitsu

Fotografia: Ndombele Bernardo

A arte de bem fazer chega a Arena do Kilamba. A partir das 15h00, de hoje, as feras de diferentes especialidades de lutas do Brasil e do Japão realizam demonstrações de kung fu, wing chun, kung fu angolano e kung fu shaolin no Torneio Internacional de jiu-jitsu brasileiro e de judo promovido pelo Mambos Produções em parceria com a Federação Angolana de Judo.

No estilo de jiu-jitsu brasileiro, Angola entra na competição com os seus melhores atletas do momento. Até, ontem, a comissão organizadora desconhecia os eleitos que medem forças com os ex-campeões do Brasil e da Itália.

Na modalidade de judo, nove equipas competem em representação do país. Trata-se do 1º de Agosto, Interclube, Viana, Rangel, Boavista, Selecções provinciais de Benguela, Cuanza Norte, Uige e Malange.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Pedro Junqueira, membro da comissão organizadora do evento, disse que \"a realização do torneio internacional visa dar maior competitividade aos atletas nacionais\", além de preencher os tempos livres dos amantes da arte de luta com diversão.

Pedro Junqueira justifica que o evento de carácter internacional \"proporciona aos angolanos a interacção com atletas de outras selecções\" do mundo. A troca de experiência \"é importante\" no processo de formação de muitas crianças e adolescentes de diferentes escolas.

Em paralelo às demonstrações de combates, a organização vai homenagear os antigos praticantes de judo. A intenção é atribuir a honra àqueles que já deram o seu melhor em prol da modalidade no país, segundo Pedro Junqueira.

\"Temos muitas estrelas no judo. São ex-atletas com grande percurso na história da selecção nacional e de clubes. Por isso, vamos homenageá-los como reconhecimento dos feitos alcançados\", disse.

Para conferir lisura nos combates de judo, a Comissão Técnica da Federação Angolana  escolheu os árbitros Yuri Galarigues, Denilson Cabinda, Agostinho Rochedo, Ginga André, Artur Pereira, João Quitamba, Hermenegildo Costa, Gaspar Costa e Bernardo Bungo.

A equipa vencedora do torneio tem direito a uma taça. Os três primeiros classificados de cada categoria vão beneficiar de medalhas e de certificados de participação.