Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lanado programa Hula-Desporto'2015

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 26 de Janeiro, 2015

Entidades desportivas huilanas prometem lanar actividades desportivas nas localidades mais longnquas

Fotografia: Gaudncio Hamelay

O lançamento do programa Huíla-Desporto'2015 e a entrega de mais de 400 equipamentos desportivos diversos às selecções municipais e comunais da província marcaram, na cidade do Lubango, o acto provincial das celebrações do Dia Nacional do Desporto, assinalado a 23 último, em todo o país.

O futebol, andebol, basquetebol, atletismo, ginástica, karaté e voleibol foram as modalidades beneficiadas, numa iniciativa do Governo Provincial da Huíla. A direcção da Juventude e Desportos da Huila desenvolveu várias actividades com destaque para a realização do colóquio sobre o Desporto Comunitário, conferência sobre o Desporto Escolar, Conselho Coordenador dos Desportos e inauguração do ginásio de alto rendimento para a ginástica.

A maratona desportiva, que envolveu o futebol, andebol, basquetebol, voleibol, karaté shotokan e taekwon-dó, judo, boxe, xadrez, hóquei em patins, desporto paralímpico, ténis e ténis de mesa, juntou milhares de praticantes e pintou de alegria as celebrações do Dia Nacional dos Desportos.

A vice-governadora provincial para o Sector Político e Social, Maria João Tchipalavela, sublinhou que as actividades desportivas são o complemento do processo de crescimento e desenvolvimento das crianças. No entanto, com o desporto há um desenvolvimento pisco-motor, cognitivo, desenvolvimento da área do pensamento, das habilidades motoras que são condição fundamental para o progresso do ensino e aprendizagem.

Para a governante, a actividade desportiva não é só de lazer, mas uma acção com dimensão educativa na formação do homem novo.“Aos meninos e meninas, bem como aos pequenos, incentivamos a aproveitar o tempo de férias para realizar actividades desportivas nas modalidades de basquetebol, andebol, atletismo, hóquei em patins, ginástica, karaté, para o bem do nosso país e para que também tenham um crescimento saudável”, pediu a vice-governadora. 

O director provincial da Juventude e Desportos da Huíla, Joaquim Tyova, admitiu que o desporto na província da Huíla caminha a bom ritmo, apesar de algumas dificuldades de ordem financeira e material. O responsável ressaltou que o governo tem ajudado o sector a implementar políticas benéficas para a prática desportiva no seio da comunidade.