Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Latvala vence Rali da Acrópole

03 de Junho, 2013

Latvala destronou o russo Evgeny Novikov, que teve uma etapa azarada

Fotografia: AFP

O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) venceu ontem o Rali da Acrópole, na Grécia, sexta prova do campeonato do Mundo de ralis, superando o espanhol Dani Sordo (Citroen) e o belga Thierry Neuville (Ford), segundo e terceiro, respectivamente.

Na liderança desde a manhã de sábado, depois de ter beneficiado de um azar do russo Evgeny Novikov (Ford), Latvala conseguiu controlar o ritmo e alcançar finalmente a sua oitava vitória no Mundial de ralis, a primeira com as cores da Volkswagen, equipa para a qual se transferiu esta época. Às voltas com um problema técnico no seu Volkswagen, o francês Sébastien Ogier acabou no 10º posto, arrancando um ponto, ao qual somou mais três, depois de ter vencido a super especial, que atribuiu mais três pontos ao vencedor.

Sem Sébastien Loeb, o francês campeão do Mundo que optou por apenas participar em algumas provas esta época, a Citroën tem vivido alguns problemas, embora seja de realçar o segundo posto de Sordo, enquanto o finlandês Mikko Hirvonen foi apenas sétimo, depois de ter sido vítima de um grande problema com a direcção assistida Na Grécia, o piloto da Volkswagen venceu quatro das oito especiais de uma longa jornada, no sábado que teve um total de 149,56 quilómetros cronometrados e terminou o dia no comando da prova, com 1.04,10 minuto de vantagem sobre espanhol Dani Sordo.

No terceiro lugar aparece o belga Thierry Neuville (Ford), a 1.43,01 minutos de Latvala. O francês Sébastien Ogier (Volkswagen), líder do Mundial, que na véspera foi vítima de um problema técnico que o deixou parado na primeira especial, saiu para a estrada com uma penalização substancial, tendo terminado no sábado a jornada na décima posição, a 10 minutos do líder. Logo no começo da tirada o finlandês da Volkswagen atacou forte e acabou por chegar ao comando, ao vencer metade das oito classificativas realizadas.

Nem a chuva jogou a favor do russo da M-Sport que acabou por se atrasar ao furar e danificar a suspensão do seu Ford Fiesta, na segunda especial do dia, pelo que caiu para o oitavo posto da geral. Castro Neves regressa ao comando A primeira bateria da ronda dupla de Detroit da Fórmula Indy teve como vencedor, o britânico Mike Conway, da Dale Coyne, mas o brasileiro Hélio Castroneves, que conseguiu o quinto lugar na prova, reassumiu o comando do campeonato.

O brasileiro, que era o líder da Indy até a etapa de São Paulo, no Brasil, quando perdeu a ponta para o japonês Takuma Sato, que largou na 12ª colocação e fez uma corrida de recuperação para voltar à dianteira da competição. Conway não vencia na Indy há dois anos fez a sua primeira corrida no ano, pela equipa Dale Coyne. Na última temporada, o piloto foi dispensado pela Foyt. Completaram o pódio Ryan Hunter-Reay, actual campeão, e Justin Wilson.