Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

LeBron eleito Atleta do Ano

03 de Dezembro, 2016

LeBron ganhou quatro prémios de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA

Fotografia: AFP

O ala - armador do Cleveland Cavaliers, LeBron James, foi proclamado pela segunda vez o Atleta do Ano dos Estados Unidos, pela revista "Sports Illustrated". Protagonista do título inédito dos Cavs na temporada 2015-2016 da NBA, LeBron já tinha levado o prémio em 2012, quando actuava pelo Miami Heat. Com a nova escolha, ele torna-se o segundo atleta a ser nomeado pela revista, em duas oportunidades. O primeiro foi o golfista Tiger Woods.

"Sei que é um grande reconhecimento e o que significa conseguir essa honra pela segunda vez. Vocês sabem o que penso dos prémios individuais, não me mudam em nada, mas sinto-me honrado por ser eleito", disse o astro da NBA ao comentar a escolha.

LeBron afirmou que sente-se mais feliz, pela família e pela fundação que comanda, pelas crianças que ajuda, e por todos a quem serve de modelo e de inspiração. Graças a um desempenho fantástico nas finais da NBA , na última temporada, o ala - armador ajudou os Cavs a virarem a série decisiva contra o Golden State Warriors, que chegaram a abrir uma vantagem de 3-1.

O astro dos Cavs fez 41 pontos na quinta e na sexta partidas da decisão. No sétimo e decisivo jogo, LeBron deu um toque essencial para manter a equipa viva na partida e conquistar o triunfo.

O editor-chefe da "Sports Illustrated", Chris Stone, destacou que 2016 foi um dos anos com mais quantidade e qualidade de candidatos ao prémio, mas no fim LeBron foi a escolha mais clara. LeBron, de 31 anos, ganhou quatro prémios de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA, e tem três títulos da liga norte-americana de basquetebol, dois deles com o Miami Heat.