Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Leonel da Rocha busca experincia em PyeongChang

Silva Cacuti - 05 de Março, 2018

Os Jogos de PyeongChang'2018 vo contar com a presena de mais de 550 atletas de 42 pases. Hquei no gelo e Esqui alpino destacam-se entre as modalidades seleccionadas.

Fotografia: JOS SOARES | Edies Novembro

O angolano Leonel da Rocha Pinto, que preside ao Comité Paralímpico Africano (CPA), está desde ontem em PyeongChang, na Coreia do Sul, onde vai desenvolver uma série de actividades na qualidade de membro do Comité Executivo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), à margem dos XII Jogos Paralímpicos de Inverno, que aquela cidade acolhe de 9 a 18 do corrente.
O dirigente angolano, que preside também ao Comité Paralímpico Angolano, vai, na prática, beber a experiência organizativa, visando os Jogos Paralímpicos Africanos, com a designação \"Para-Jogos Africanos\", a serem disputados no último trimestre de 2019, em país por definir.
Aliás, o dirigente angolano tem previsto um encontro com o presidente do IPC, Andrew Parsons em que a apresentação do estado de preparação dos Para-Jogos Africanos vai ser o assunto candente.
Em recente entrevista, Leonel da Rocha Pinto disse esperar que pelo menos mil atletas deverão participar dos primeiros Para-Jogos Africanos, com objectivo de que promovam o desporto paralímpico no continente e, sobretudo, sejam demonstrativo do desenvolvimento já existente.
Com o líder do IPC, Leonel Pinto vai também abordar o estado de desenvolvimento do desporto adaptado continental e a participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio\'2020.
A agenda de Leonel da Rocha Pinto inclui reuniões de concertação inerentes à organização do evento e integrar a equipa dos executivos que individualmente vão carregar a tocha até à pira paralímpica e participar das cerimónias de entrega de prémios.
Segundo a Agência de notícias Angop, Leonel da Rocha Pinto vai ainda \"reunir com a direcção da Agito Foundation, instituição afecta ao IPC, que patrocinou o campo de treino da CPLP, decorrido em final de Fevereiro, em Luanda\".
O balanço da acção formativa, avança a Angop, e a apresentação de novos projectos, que visam generalizar as acções de formação por todos os países africanos membros, vão dominar a reunião com a Agito Foundation.
Os Jogos de  PyeongChang\'2018 vão contar com a presença de mais de 550 atletas de 42 países. Hóquei no gelo e Esqui alpino destacam-se entre as modalidades seleccionadas.
SC