Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Leses acossam angolanas

Teresa Luis, Rabat - 24 de Agosto, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

À véspera da estreia no torneio de ginástica da 12ª edição dos Jogos Africanos de Rabat, prevista para a próxima segunda-feira no pavilhão Ibn Rochb, Julmira Segunda e Angelina Elias estão a contas com o departamento médico da selecção nacional de ginástica. As atletas estão afectas com lesões no joelho esquerdo e na região lombar e constituem fortes baixas do grupo.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador Cláudio Costa assegurou que, no estágio pré-competitivo realizado em Portugal, se identificou problemas no joelho esquerdo de Julmira Segunda e na região lombar de Angelina Elias.
Solicitado a esclarecer o motivo das atletas desembarcarem em Rabat com lesões descobertas a tempo, Cláudio Costa esclareceu: “Os médicos portugueses aconselharam-nos que o ideal é não competirem sob a pena de agravarem o quadro. Foi-lhes recomendado repouso absoluto por ser muito arriscado entrarem na quadra. Os nossos fisioterapeutas vão fazer a última avaliação na véspera do torneio. Tudo indica que vão ficar de fora por não apresentarem melhorias”.

MASCULINO
Exercícios sobre o solo, cavalo com açores, argolas, salto de mesa, barras paralelas e fixas dominaram ontem os treinos de pódio da ginástica artística sob o olhar dos juízes. Os ginastas angolanos inscritos participaram do evento de avaliação do nível competitivo. Outro objectivo visou permitir aos atletas o contacto com os equipamentos.
“Já concluímos a preparação. Nesta fase, baixamos as cargas. Estamos à espera do dia D. Os treinos realizados em Portugal e aqui abrem boas perspectivas. Alguns atletas também apresentam queixas, mas nada se compara à situação das ginastas. São pequenas mazelas que podem ser resolvidas com a aplicação de uma liga. Não obstante as contrariedades, almejamos bons resultados”, concluiu o técnico.
Xavier Bernardo, Domingos Muatxicumba, Pedro Sacupuepua, Evaristo Tchikungo e Horácio Pitra Grós são os ginastas convocados para \'Operação Rabat\'.