Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lewis Hamilton abana grelha

30 de Abril, 2016

Piloto inglês disse estar preparado para inverter o curso da liderança do presente Campeonato Mundial

Fotografia: AFP

Hoje é dia de classificações da grelha de partida para o Grande Prémio da Rússia, que se disputa amanhã, às 13h00 (hora de Angola) no circuito de Sochi. A quarta etapa do calendário da época'2016 está envolta a grande expectativa sobre o comportamento da Mercedes e da Ferrari, depois das duas sessões de treinos livres realizados ontem. Apesar do domínio da equipa alemã, a de Maranello deixou um forte recado à equipa prateada da Alemanha.

Na segunda sessão de treinos livres, o mais significado do dia, Lewis Hamilton deu o troco ao companheiro Nico Rosberg, que foi absoluto na primeira sessão. O inglês atingiu a liderança pela primeira vez na presente época a 139 milésimos com pneus macios.

Lewis Hamilton atingiu a liderança tão logo entrou à pista. Sebastian Vettel, que entrou antes, era o líder dos treinos. Com a presença das Mercedes, a Ferrari entrou em pânico e teve de parar a meio da pista. A avaria levou a equipa de apoio a empurrar o carro vermelho até aos boxes.

Depois da solução, a Ferrari voltou à pista em melhores condições. Com pneus mais velozes, Sebastian Vettel assumiu a liderança. Nico Rosberg parou a meio da pista, com o carro travado na terceira marcha e teve de ser empurrado de volta aos boxes.

A liderança de Tetracampeão durou pouco. A Mercedes de Lewis Hamilton voltou à pista com os pneus super-macios e bateu o tempo de Sebastian Vettel outra vez por mais de seis décimos. Depois de regressar, Nico Rosberg esteve na pista a extrair o melhor do pneu e foi atrapalhado por Romain Grosjean. A situação levantou a bandeira amarela. Sem mais tempo, Rosberg contentou-se com o terceiro lugar. Kimi Raikkonen teve dificuldade em melhorar a sua marca com pneu supermacio. O piloto da Ferrari ficou com o quarto melhor tempo da sessão a seis décimos do companheiro de equipa, Vettel. Daniel Ricciardo, que testou a protecção de cockpit proposta pela Red Bull, chamada de aerotela, na primeira sessão, foi o quinto e superou a Williams de Valtteri Bottas.

O companheiro de Ricciardo, Kvyat, foi o sétimo, e as McLaren surpreenderam, com Jenson Button em oitavo e Fernando Alonso em décimo. Felipe Massa, que perdeu bastante tempo no primeiro treino devido a um problema de embreagem, ficou em nono.

Felipe Nasr, que estreou ontem o novo chassi, substituído após o piloto queixar-se do comportamento do antigo, manteve a tendência do primeiro treino e ficou bem à frente do companheiro Marcus Ericsson. O brasileiro foi em 19º e o sueco, nove décimos mais lento, o último.