Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Licenciados atentos massificao na Hula

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 21 de Janeiro, 2019

Mais de quatro dezenas de licenciados estaro envolvidos na rdua tarefa

Fotografia: Eduardo Pedro | Edies Novembro

A implementação da massificação desportiva em algumas escolas dos 14 municípios da província da Huíla vai iniciar onde existir especialistas de educação física e locais adequados para o desenvolvimento da actividade desportiva, afirmou no Lubango, o director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda.
 Para esta importante e árdua empreitada, o gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, deseja contar com o contributo dos 42 recém licenciados em educação física e desportos pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, Isced-Huíla.
Para tal, o titular da pasta dos desportos na província, Osvaldo Lunda, reuniu na última semana com os recém licenciados em educação física e desportos com a finalidade de traçar estratégias de trabalho com os mesmos por serem aposta forte para desenvolver a qualidade do desporto.
  “Temos propostas de trabalhar com os recém formados. Sabemos que são 42 licenciados em educação física e desportos. Então, nós queremos usar a mais-valia da formação desses quadros para o desenvolvimento do desporto.
Muito são os países que usam as universidades para o desenvolvimento das suas acções. E nós não queríamos ser diferentes. É lá nas universidades onde se criam conhecimentos e esse conhecimento devemos aplicar para que seja uma realidade. Então, no desporto não queríamos que fosse diferente”, destacou.
Osvaldo Lunda garantiu que o órgão que dirige tem trabalhado com o gabinete provincial da Educação pelo facto de a massificação do desporto escolar ser uma das metas traçadas independentemente daqueles professores que já trabalham serem especialistas.
 Acrescentou que o gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla vai contar com os préstimos dos recém licenciados para continuarem nesse desiderato.
 “Sabemos que alguns licenciados já fazem parte do quadro orgânico da educação. Nós estamos a fazer o levantamento para podermos aproveitar melhor esses formados na educação física e desportos. Por causa da momo docência alguns não estão directamente ligados na educação física. Então, queremos tentar fazer melhor enquadramento. 
“A nossa proposta é tentarmos iniciar a massificação em algumas escolas de todos os municípios salvo se não haja condições no que diz respeito a professores especialistas da cadeira de educação física e locais adequados para que se possa fazer a actividade de educação física”, assegurou.  Osvaldo Lunda ressaltou estar bem consciente do que foi discutido na reunião com os licenciados e revelou também que alguns recintos que existiam nas escolas apropriados para a prática de educação física, deixaram de existir.
 Esclareceu que os referidos recintos deixaram de existir porque houve maior investimento no aproveitamento de salas de aulas. “Houve também uma diminuição no número de pessoas especialistas na educação física porquanto não havia formação especializada para a área. Esses dois factos contribuíram então para diminuição da qualidade da educação física”, reconheceu.
 Com esse curso ministrado pelo Instituto Superior de Educação (Isced-Huíla), sublinhou Osvaldo Lunda, “estamos conscientes que podemos mudar esse paradigma. Por isso, vamos tentar trabalhar neste sentido”.


Efeméride
Actividades desportivas e conferência
marcam Dia Nacional do Desporto na Huíla

A conferência sobre o desporto com os temas “o Papel da Imprensa no Desporto” e a “Importância da Educação Física na Massificação do Desporto na província, marcam na Huíla as festividades do Dia Nacional dos Desportos, que se assinala na próxima esta quarta-feira, dia 23 do corrente.
 O programa elaborado pelo gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla para celebrar a data, consta ainda a realização de um debate radiofónico subordinado o tema “o Desporto na província da Huíla, Ontem e Amanhã”, partida de futebol salão entre os funcionários do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos e os funcionários da administração municipal do Lubango.
O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, disse que para celebrar o Dia Nacional dos Desportos que se assina à 23 do corrente mês, localmente agendaram uma série de actividades com destaque um seminário onde vão discutir temas ligados ao desporto sem contar com actividade desportiva em si.
 “Começamos a semana passada com o campeonato nacional de andebol nas categorias de juniores em masculino e feminino. Esperamos ter uma semana muito rica em actividades desportivas”, garantiu Osvaldo Lunda.O encontro com os licenciados em educação física formados pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, Isced-Huíla, assim como outro com as associações desportivas, foi realizado a semana finda nas terras altas da Chela no âmbito do Dia Nacional do Desporto.