Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Liderana partilhada na Taa Ensa

Joo Francisco - 06 de Abril, 2019

No torneio feminino, tambm a liderana partilhada entre as Mestres da

Fotografia: Edies Novembro

Os  Mestres Manuel Alberto e João Simões partilham isolados a liderança da Taça Ensa em Xadrez , edição 2019, ao empataram entre si no jogo de maior cartaz da IV jornada, ontem disputada nas instalações da Federação Angolana de Xadrez, onde a prova decorre até 13 deste mês em simultâneo com um torneio feminino.

Com este resultado justo( empate), se tivermos em conta, o jogo um tanto ou quanto \"esquisito que ambos disputaram, tanto Manuel Alberto como João Simões, partilham o lugar cimeiro, com 3,5 pontos, à entrada V ronda que começa a ser disputada ainda hoje a partir das 14h30.

Nos postos imediatos encontram-se seis jogadores, todos com 3 pontos, a meio(0,5) dos lideres, nomeadamente, os Mestres Internacionais, Adérito Pedro, número um no ranking, Catarino Domingos, os Candidatos a Mestre, Sérgio Miguel( Campeão Nacional em título),Tito Agostinho, Jesus Pimentel e Pascoal Bernardo. Para a V jornada, logo mais às 14H30, os líderes João Simões e Manuel Alberto, terão pela frente, os Mestres Internacionais, Adérito Pedro e Catarino Domingos, respectivamente, nos jogos mais importantes.

Não menos importantes na ronda, estarão frente a frente,  Jesus Pimentel \"vs\"Tito Agostinho e Pascoal Bernardo com o Mestre Nacional Sérgio Miguel. Na quinta mesa, no confronto de gerações, o jovem candidato a Mestre, Lutuima Amaro, terá pela frente o Mestre Internacional, Amorim Agnelo, enquanto que Cláudio Félix testa o novo campeão provincial de Luanda. Estes últimos quatro concorrentes estão logo, a seguir na classificação com 2,5 pontos.

No torneio feminino,  também a liderança é partilhada entre as Mestres  da \"nova geração\", Luzia Pires e Delfina João, ambas com copiosos 3,5 pontos, depois de quatro renhidas rondas na prova que disputam no sistema de \"todos contra todos\", contrariamente aos masculinos que disputam-na no \"sistema suíço\"( conhecendo os adversários em função dos resultados da jornada anterior).Nos postos imediatos estão, Luzia Guimarães, 3 pontos, a Mestre FIDE, Ednazia Júnior e a Mestre Internacional Esperança Caxita, ambas com 2,5 pontos. 

                                                    J