Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Liga dos Candengues surpreende Organização

Rosa Napole?o - 19 de Julho, 2017

Crianças que aderiram a Liga dos Candengues

Fotografia: Nuno Flash| Edições Novembro

A elevado número de crianças que aderiram a Liga dos Candengues, que decorreu  domingo, em Luanda, surpreendeu a organização da prova. Foram mais de trezentos judoquinhas que participaram da competição que movimentou muitos pais no Multiuso do Inef.

Júlio Fernandes, secretário-geral da Associação de Judo de Luanda que integra igualmente a comissão organizadora, disse que o evento que teve como objectivo principal dar oportunidade de competição as crianças, teve nota mil.

\"Estamos satisfeitos com o desfecho desta prova. Apesar de serem crianças e requererem maior atenção e cuidados, conseguimos doma-las e mantê-las calmas. Tivemos alguns contratempos por causa do espaço que ficou demasiado pequeno para o número de inscritos\".

O dirigente descreve a alegria que viu reflectida no rosto dos candengues durante a competição. \"Foi muito contagiante, as crianças estavam empolgadas e queriam mostrar tudo o que sabem fazer. Apesar de serem principiantes os combates ficaram repletos de qualidade e isso mostra que existe vontade. Devemos promover estas provas porque elas são o futuro da modalidade\", disse.

A prova organizada pela Associação Provincial de Judo de Luanda e o Núcleo Solidário dos Judocas Angolanos, sagrou muitos vencedores. Na prova individual masculina se destacaram com a medalha de ouro os judocas Eudo da Silva -20 kg (R.CKK), Erivaldo Euclides -26 kg (Dastola), Jorge Nginga -26 (Yamashita), Alcides Kiala -30 kg, (Yuko Dan), Ernanton Sérgio -36 kg (Golf 2), António Manuel -46 kg (Te -Waza), Josué Marcos -50 kg (Frafanilenses), Álvaro Ambrósio -55 kg, Manuel de Jesus -60 kg (Ngola Kiluange), Luís Benge -66 kg, José Chiliandobe -73 kg (Boa Vista), Gildo Domingos -81 kg (Bombeiros) e Ivanilson António -90 kg.

Na classe feminina preencheram os primeiros lugares as judocas Duvania de Sousa -25 kg (Nidan), César  Titi -30 kg (Goa), Meuri André -46 (Yuko Dan), Leandra Bangue -48 kg (Futungo), Luísa José-57 kg (Uragan Codua), Marinela de Almeida -63 (Boa vista)

O secretário agradeceu por fim a todos os que ajudaram a tornar possível este evento. \"Tivemos patrocínios de algumas instituições e sem eles nada teríamos feito, portanto a direcção agradece a Facaja, o Uragan, A direcção do distrito da Maianga e o TV judo cocha produções\".

Os três primeiros classificados de cada categoria receberam medalha e certificado de participação. O melhor judoca da prova foi congratulado com a quantia de 10 mil Kwanzas e certificado de mérito.