Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lista única concorre ao pleito eleitoral

11 de Setembro, 2016

É intenção do elenco que se propõe à eleição promover a iniciação à prática de esgrima em todo o país

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma lista única concorre aos órgãos sociais da Federação Angolana de Esgrima (FAE), cujo acto eleitoral se realiza no dia 17 deste mês, em Luanda. 

Segundo apurou a Angop junto da Comissão Eleitoral, coordenada por Eliseu Major, até quinta-feira, dia previsto para entrega das candidaturas, apenas a lista encabeçada por Domingos Pedro Pascoal, deu entrada no referido grupo de trabalho.

Constituída em 18 de Agosto de 2015, a FAE já era dirigida pelo actual cabeça de lista, que mantém na presidência da Assembleia Geral, José Álvaro, e César Chita, como secretário-geral, para o pleito ao quadriénio 2016/2020. É intenção do elenco, entre outros, promover a iniciação à prática da esgrima, que terá como principal aspecto técnico-desportivo o desenvolvimento das qualidades volitivas gerais.

Também os valores éticos e cívicos que o desporto propicia e implementação de actividades desportivas nos escalões de base, onde a competição será uma realidade, mais em concreto a partir dos escalões sub-12, sub-15, sub-17, sub-20 e os atletas olímpicos (sub-23 anos).

Quanto ao calendário eleitoral, saído da assembleia extraordinária do dia 3 do corrente, que ainda definiu a população votante composta das associações provinciais de Malanje, Huíla e Cabinda, bem como respectivos clubes locais, tem como inicio e fim de campanha (dias 11 e 15) e publicação dos resultados, às 18h00, após acto do dia 17 do corrente.  
 
O acto eleitoral se realiza no dia 17 deste mês, em Luanda ao mesmo tempo que se evita ser tocado por este. Actualmente praticada como desporto, a esgrima está incluída no programa dos Jogos Olímpicos da era moderna, sendo uma das quatro modalidades que fazem parte dos eventos desde a sua primeira edição (1896).

Existem três disciplinas na esgrima que são o florete, a espada e a sabre, abertas a ambos os sexos e são disputados quer individual quer por equipas.

A Federação Internacional de Esgrima foi fundada em 1913.

O angolano Adilson António, pelas suas performances em representação do seu clube em Portugal, chamou a atenção e constituiu-se na "bandeira da esgrima" nacional, tendo já participado em eventos internacionais nessa condição.

Porém, na altura, ainda sob a bandeira da Federação Internacional de Esgrima (FIE), por a Federação Angolana não estar ainda formalizada a inscrição. O último evento em que participou foram os 11º Jogos Africanos de Brazzaville, no Congo, em Setembro de 2015.