Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Livro sobre Jos Sayovo com traduo em braille

14 de Agosto, 2016

Ablio da Conceio e Jos Sayovo

Fotografia: Jornal dos Desportos

De acordo com o escritor, que falava à imprensa, tratando-se de um atleta internacional, é necessário traduzir-se em várias línguas, sendo a prioridade em braille, para dar oportunidade a outros deficientes visuais de conhecerem a história do atleta angolano mais medalhado.

“A minha prioridade é traduzir em braille e depois em outras línguas possíveis, mas tudo vai depender dos patrocínios. Agora fico feliz com o facto de conseguir dar o primeiro passo que é a publicação do livro”, frisou o estudante universitário.

Abílio da Conceição informou que o livro conta com 111 páginas, fruto da disponibilidade das fontes, tanto familiares como desportivas, e que as conquistas de Sayovo nos Jogos Paralímpicos de Atenas2004 (Grécia) e Pequim2008 (China) constituem as principais motivações para o feito.

O antigo velocista deficiente visual (classe T11) conta, no seu palmares, com 48 medalhas internacionais, sendo 25 de ouro, 21 de prata e duas de bronze. O seu maior momento desportivo foi em Atenas quando conquistou a tripla medalha de ouro e respectivos recordes nos 100, 200 e 400 metros.