Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lobito Big Game "zarpa" hoje

Álvaro Alexandre, Lobito - 10 de Março, 2014

Embarcações nacionais vasculham o mar em busca de peixes de bico que ditam o título de campeão nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A X edição do concurso de pesca desportiva “Lobito Big Game Fishing Tournament  de 2014”,  que apura a formação campeã nacional de cada época, arranca hoje, às 7 horas, com partida de 51 embarcações na marina do Clube Náutico do Lobito.

Os destaques, na primeira jornada do Lobito Big Game Fishing Tournament, são as presenças de duas equipas sul-africanas na província de Benguela. Uma é composta por dois membros da selecção daquele país, que disputou o Campeonato Mundial, realizado no ano transacto, na cidade francesa de Marselha, e a outra é constituída pelos melhores pescadores no activo.

Os estrangeiros, que participam pela primeira vez numa prova angolana, desembarcaram com o propósito bem traçado. Os objectivos do Team Girl Friday e do “Kwanza” Lodge é de retirar o protagonismo às formações, que já ergueram o troféu do primeiro classificado do Lobito Big Game.

O colégio dos vencedores é integrado pelo Jikula O´Mesu  (2005), Malembeiros (2006), Xiripiti (2007), Peix-Free (2008), Tubarões Fishing Team (2009), Terlicos (2010), Tudo Fish (2011), Team Delta (2012) e Marlinheiros (2014).

As equipas sul-africanas dirigidas por Martin du Plassis (Team Girl Friday) e Carlos Moran (Kwanza Lodge), pelo recordista do veleiro de 60,5 kg, capturado no torneio Blue Cup de 2012,   apenas concorrem para os prémios do Lobito Big Game Fishing Tournamennt.

O elevado número de equipas na disputa dos troféus da X edição do Lobito Big Game Fishing Tournament é suportado pelo facto de fornecer o campeão nacional da época de 2013/2014, e apurar mais um representante para o campeonato do mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar de 2015, a decorrer na cidade de Quepos, Costa Rica.

Das  51 embarcações confirmadas para o concurso, 15 são de Lobito, uma de Benguela, uma da Huíla e 32 de Luanda. Os destaques vão para a Doce Vela, Marlinheiros, Marmeladas, Tubarões Fishing, Team Kuxica, Xiripiti, Team Kwanza Lodge, Peix-Free, Jikula O’Mesu, Balão Mágico, Malembeiros, Bicudos, Team Release, Team Akwalunga, Dragões, Team Delta,  Tudo Fish, Malta da Kianda,  Fish.Com, Bella Vita, Lampas, Team Náutico, Olé, Terlicos, Azarados, Carapaus, Canochi, Sicasa Fishing Team, Team Calulo e Team Girl Friday.