Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lobo angolano volta a uivar

04 de Outubro, 2014

Angolano Demarte Pena (à esquerda) humilhou o sul-africano Francois Groenwald na categoria de peso-galo da EFC

Fotografia: AFP

O "lobo" angolano volta a uivar na África do Sul. Demarte Pena manteve, na noite de quinta-feira, em Joanesburgo, o título de campeão na categoria de peso-galo da Extreme Fighting Championship (EFC), competição de artes marciais (MMA). A força demolidora do angolano caiu sobre o sul-africano Francois ‘Franaconda’ Groenwald, especialista em submissões.

No combate do EFC África, Demarte Pena, de 24 anos de idade, submeteu Franaconda a castigos severos. O sul-africano, que prometeu ao angolano passar por um mau bocado, não tinha estratégias para derrubar o campeão. Motivado pela claque local, Francois Groenwald não resistiu à forte pressão resultantes de golpes "controlados".

Especialista em lutar com as costas no chão, Franaconda repetiu os erros dos seus antecessores. Demarte Pena, também conhecido por wolf (lobo), impôs a sua estratégia e desorientou o caminho traçado pelo sul-africano, que vinha de uma vitória por submissão. 

O sul-africano, que conta com um recorde de oito vitórias, somou a sua quarta derrota perante o seu público. O seu desejo de transferir o título de Angola para a África do Sul fica adiado.

Em reacção à vitória de Demarte Pena, o Ministério da Juventude e Desportos felicita o campeão da EFC pela manutenção do título e da imagem de Angola nos torneios internacionais. A instituição angolana afirma que é com agrado e sentimento de felicidade que endereça a Demarte Pena as calorosas saudações pela defesa da imagem e da bandeira da República de Angola. O sacrifício e a entrega de Demarte Pena representam a força da juventude angolana, a precursora da construção de uma nação boa para se viver.

Demarte Pena, que entrou para a história recentemente como o primeiro lutador da Extreme Fighting Championship (EFC) África a conquistar o título de campeão em duas categorias de peso distintos (peso-galo e peso-pluma), defendeu pela primeira vez o título com tenacidade.

O lutador angolano está actualmente invicto, somando dez vitórias, nove delas por decisão. Demarte Pena, de 23 anos, natural da província de Cuando Cubango, ganhou notoriedade no mundo das artes marciais ao vencer em Setembro de 2011 o primeiro título na categoria “peso pluma”.

Durante cinco edições, defendeu o título de campeão EFC com vitórias arrasadoras.