Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lochte quinto após suspensão

07 de Agosto, 2017

No Rio2016, Lochte ganhou uma medalha de ouro nos 4x200 metros livres e ficou em quinto lugar nos 200 metros estilos.

Fotografia: AFP

O norte-americano Ryan Lochte regressou no sábado à competição, após 10 meses de suspensão na sequência dos incidentes no Rio2016, com o quinto lugar nos 100 metros costas do US Open de natação. O seis vezes campeão olímpico, de 33 anos, gastou 55,16 segundos na prova, vencida por Arkady Vyatchanin, em 53,91.

O nadador esteve suspenso até 30 de Junho último, falhando os Nacionais e consequentemente os Mundiais, disputados em Budapeste durante o mês de Julho, na sequência do castigo imposto devido a um episódio rocambolesco durante os Jogos Olímpicos. Lochte, que soma 12 medalhas olímpicas, e os seus colegas de equipa Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen, todos vencedores de medalhas de ouro no Jogos Olímpicos do ano passado, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, disseram ter sido assaltados por falsos polícias a 14 de Agosto, quando entravam num táxi na cidade olímpica depois de uma noite de festa.

No entanto, na realidade, ao regressarem de uma festa nesse dia, danificaram um posto de abastecimento de combustível e envolveram-se numa confusão com os seguranças do espaço. Após o incidente, os nadadores informaram a polícia de que tinham sido vítimas de um assalto mas, mais tarde, as autoridades desmontaram essa versão na sequência de investigações. No Rio2016, Lochte ganhou uma medalha de ouro nos 4x200 metros livres e ficou em quinto lugar nos 200 metros estilos.