Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lotus Renault lana carro no dia 31

07 de Janeiro, 2011

Fernando Alonso vai testar novo carro da Ferrari antes de Felipe Massa.

Fotografia: AFP

A Lotus Renault confirmou ontem o lançamento de seu novo carro para 31 de Janeiro, um dia antes do início dos testes de pré-temporada, em Valência. A maioria das equipas estão a programar o lançamento oficial para últimos dias antes dos testes no circuito de Cheste, a 1 de Fevereiro. “O Lotus Renault R31 será oficialmente lançado no dia 31 de Janeiro em Valência” anunciou a equipa em comunicado divulgado pelo Twitter. No mesmo dia, a Sauber também lança o C30, modelo do carro para o campeonato deste ano. A equipa suíça ainda vai realizar algumas voltas de demonstração.

Alonso testa
antes de Massa
 

Dono de melhores resultados que Felipe Massa na temporada 2010, o espanhol Fernando Alonso ganhou o direito de ser o primeiro piloto a testar o novo modelo do carro da Ferrari, de acordo com o jornal Marca. A “estreia” do bólide está marcada para 1 e 2 de Fevereiro, nos testes em Valência. O brasileiro, por sua vez, só tem a sua primeira oportunidade de guiar o monoposto no dia 3. O lançamento oficial do carro está programado para entre 25 e 29 de Janeiro em Maranello (Itália).

Uma nova ronda da pré-temporada é prevista para 10, 11, 12 e 13 de Fevereiro em Jerez de la Frontera, quando Massa vai guiar nos dois primeiros dias e Fernando nos dois últimos. A ordem vai ser invertida na semana seguinte, em Montmeló, quando o bicampeão mundial dirige a 18 e 19 de Fevereiro e Massa em 20 e 21. Quando os treinos forem para o Bahrein, o carro será do brasileiro a 3 e 6 de Março e fica com Alonso a 4 e 5. A temporada 2011 da Fórmula 1 começa a 13 de Março, naquele país árabe.

Grande Prémio de Roma
já tem data marcada

O organizador do GP de Roma da Fórmula 1 indicou o dia 25 de Agosto de 2013 como a data para a realização da prova italiana, embora a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não tenha ainda confirmado a corrida. ”Todos os procedimentos estão plenamente em sintonia com o tempo necessário para organizar a prova”, comentou Maurizio Flammini ao jornal “Il Tempo2. De acordo com ele, o governo local já expressou interesse no evento e, assim que as autoridades aprovarem o projecto, o pedido à FIA vai ser formalizado.

A prova em Roma seria realizada em pista de rua, o que provoca polémica entre os habitantes da cidade, preocupados com os transtornos e o barulho do evento de Fórmula 1. A própria Ferrari já se declarou contra o evento, pois considera que cada país só deve receber uma etapa, o que no caso da Itália já estaria reservado ao tradicional circuito de Monza.

Brawn quer presentear
Schumi com carro rápido

Ross Brawn, chefe da Mercedes, já sabe qual presente Michael Schumacher quer para esta temporada: um carro competitivo. O alemão fez 42 anos na última segunda-feira. “Não pensei em nenhum presente em particular para Michael porque sei o que ele quer de mim: um carro competitivo”, disse Brawn ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”. O dirigente afirmou que as últimas apresentações de Schumi em 2010 o deixou confiante, tendo em vista o próximo campeonato.

“Ainda estou optimista porque o desempenho de Michael no final da temporada foi encorajador. Estou certo de que ele estará decididamente melhor neste ano”, acrescentou. Um dos principais problemas do alemão no seu ano de retorno à F-1 foi a adaptação aos pneus Bridgestone. Porém Brawn ainda não sabe se a mudança para a Pirelli favorecerá o piloto. “É cedo para dizer. Nos testes de Abu Dhabi não detectamos muitas diferenças em comparação ao desempenho conseguido com os Bridgestone, mas claro, ao mudarmos o fornecedor, o carro precisa ser adaptado. Veremos muitas mudanças”, disse a terminar.