Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda abre as portas aos jogos da União Africana

Silva Cacuti - 30 de Julho, 2016

A cidade de Luanda está preparada para receber, os VII Jogos da Zona 5, da União Africana

Fotografia: Domingos Cadência

A cidade de Luanda está preparada para receber, de 9 a 19 de Dezembro, os VII Jogos da Zona 5, da União Africana, assegurou o Governador Provincial, Higino Carneiro. O governante garantiu a hospitalidade a cerca de duas mil pessoas que os jogos  envolvem, durante a cerimónia da apresentação realizada no Cine Tropical.

A falar para uma plateia em que despontavam o presidente da zona V, Vetumbuavi Vei, Gonçalves Muandumba, coordenador da Comissão Interministerial dos jogos, ministros, desportistas e convidados, o governante falou do orgulho de Luanda por ter sido escolhida.

"Luanda está cônscia das responsabilidades, e como não podia deixar de ser, tem já criado um grupo de apoio à comissão organizadora que é coordenada pela vice-governadora para o sector político e social, integra também a maioria das áreas que enformam o governo da província de Luanda, para  assegurar as condições necessárias para a realização exitosa do certame. Muito embora vivamos constrangimentos de ordem financeira, devo afirmar que Luanda como cidade materna de África, está seguramente de braços abertos para acolher os seus irmãos, e por este facto, eu formulo votos de que  desfrutem da história, gastronomia, cultura e também da simpatia que os angolanos sempre reservam aos seus visitantes", disse.

Higino Carneiro apelou à participação da juventude luandense, a fim de facilitar o sucesso dos jogos. "Queremos aproveitar a ocasião para mobilizar toda  a juventude e estudantes da província de Luanda, sem excepção, para a sua participação activa, multiforme e em massa, nas diversas competições e modalidades desportivas que estão previstas".

Os jogos da Zona 5 envolvem nove modalidades. Futebol, basquetebol, ginástica, atletismo, atletismo adaptado, judo, natação, netbol e boxe.


Revelação
Muandumba garante prontidão da União Africana


O ministro da Juventude e Desportos e coordenador da Comissão Interministerial dos Jogos da Zona 5, disse que Angola tem as condições criadas para acolher o evento, e que a sua confirmação tem a ver com limites orçamentais, que foram superados pela importância de Angola honrar os seus compromissos.

"Estão criadas as condições para a realização, e chegados a este momento de oficializarmos a organização dos jogos em Angola, é fruto do espírito de missão e de organização já conhecidos e reconhecidos dentro e fora das nossas fronteiras", garantiu.

Vetumbuavi Vei, presidente da zona 5, ao tomar a palavra agradeceu ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por anuir na realização dos jogos no país, e disponibilizou-se a cooperar com as comissões de trabalho para o sucesso da prova.

"Primeiramente, gostava de dizer muito obrigado ao presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, pelo seu empenho e por anuir que Angola seja o palco deste grandioso evento desportivo.

Sei que Angola tem acolhido muitos eventos, desde os campeonatos africanos de futebol, basquetebol, andebol e outros, aliás, estive aqui várias vezes a presenciar alguns destes eventos, mas quero dizer que a responsabilidade de acolher uma competição que envolve 10 países, nove modalidades diferentes ao mesmo tempo, é maior. Por isso, nos predispomos a trabalhar junto com as autoridades angolanas, para colaborarmos na superação de eventuais dificuldades que possam surgir", ofereceu-se.

Fazem parte da Zona 5, n Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul,  Swazilandia, Zâmbia e Zimbabwe. Os jogos da zona disputam-se entre atletas com idades não superiores a 20 anos, e realizam-se de forma rotativa pelos países, com periodicidade de dois anos. A primeira edição jogou-se em Moçambique, no ano de 2004.

A Namíbia acolheu os jogos em 2006 e dois anos depois, foi a vez da África do Sul. Em 2010, os jogos foram disputados no reino da Swazilândia, e em 2012, a Zâmbia acolheu a 5ª edição dos jogos. A última edição foi disputada no Zimbabwe, em 2014 e Angola obteve o terceiro lugar da tabela classificativa geral.
S.C