Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda acolhe nacionais jovens

Rosa Panzo - 03 de Janeiro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

 A Federação Angolana de Voleibol organiza  de 13 do mês em curso a 2 de Fevereiro, em Luanda, os campeonatos nacionais de sala, nos escalões de formação (iniciados, juvenis e juniores) em ambos os sexos.
José Monteiro, director técnico do órgão reitor da modalidade, disse que a Federação está a criar as condições inerentes à realização do evento.
\" Estamos a tratar das questões administrativas, para que a realização dos nacionais sejam um sucesso, assim como, aconteceu com os nacionais seniores\", disse.
Quanto ao palco da competição, o dirigente adiantou que ainda não se sabe, é um campo em Luanda, que vai acolher os nacionais.
José Monteiro revelou, que 2018 foi um ano positivo para a Federação. No mês de Abril,  a Federação organizou os campeonatos provinciais, em diferentes escalões, de sala  e na praia.  Em Agosto, a província da Huila acolheu os nacionais de voleibol de praia, em alusão às festividades da  cidade. O torneio contou com duplas da Huíla, Namibe, Huambo, Bié, Benguela e Luanda.
Para o dirigente, um dos momentos mais altos do ano, foi a realização dos XXXIII Campeonatos Nacionais de Voleibol de Sala, na província de Benguela.
\" A realização do evento foi marcante, porque há mais de 20 anos que a cidade não acolhia um campeonato do género, pelo facto de Benguela ser um dos celeiros do voleibol, nos anos noventa\", sublinhou.
 Neste campeonato, o  1º de Agosto dominou a prova , seguido do  Atlético Petróleos de Luanda, ao passo que  a equipa do Blué Volei Clube,quedou-se na terceira posição.
Internacionalmente, a dupla Mário/ Leonel participaram nos Jogos da CPLP e conquistaram o segundo lugar do pódio, ao passo que a dupla feminina, Nádia e Kethleen terminaram na quinta posição.
Nos Jogos da região 5, em sub 20 , que decorreu em Gaberone, Botswana entrou pela primeira vez no programa  dos jogos, com a dupla feminina e ficou em quarto lugar.