Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda ajusta relatório de contas

João Francisco - 25 de Janeiro, 2014

Domingos Ferraz

Fotografia: Jornal dos Desportos

O relatório de contas e o regulamento interno já mereceram os ajustes propostos e estão prontos para análise e discussão dos filiados da Associação. A informação é do presidente da instituição, Domingos Ferraz.

O responsável associativo justificou que o relatório de contas não foi aprovado na primeira sessão por carecer de folhas de caixa com as respectivas saídas e entradas dos recursos financeiros disponibilizados ao longo do exercício de 2013 e o regulamento interno carecia do suporte disciplinar.

“Respeitamos a decisão dos nossos associados na Assembleia ordinária de 11 de Janeiro e vamos fazer o melhor para satisfazê-los no encontro aprazado para 12 de Abril próximo", disse.

Domingos Ferraz assegurou que a confiança depositada no seu elenco é mais que motivo para não defraudar os "eleitores". Por esse motivo, o presidente da APXL revelou que uma das “receitas” escolhidas para satisfazer os clubes foi a contratação de uma empresa de auditoria e um contabilista para avaliar o relatório de contas não aprovado.

A Assembleia-geral ordinária de 11 de Janeiro perspectivou a época de 2014 e reprovou o relatório de contas de 2013 e o regulamento interno. Os associados deram um prazo de noventa dias para a direcção da APXL melhorar os documentos e convocar uma nova reunião magna para analisar e aprovar os dossiers em causa.

Domingos Ferraz pretende continuar à frente dos destinos da associação, mas a intenção vai ser reforçada depois de tomar contacto com o novo Regime Jurídico das Associações Desportivas que está em discussão na especialidade na Assembleia Nacional.


PROJECTO
Xadrez nas escolas vai ser reactivado


A reactivação do programa de xadrez nas escolas de base vai dar o pontapé de saída no próximo mês de Março em toda a extensão da província de Luanda. Cinquenta escolas estão notificadas à luz do protocolo assinado entre o presidente da Federação Angolana de Xadrez, Aguinaldo Jaime, e o ex-ministro da Educação, Burity da Silva, em 2005.

O presidente da Associação Provincial de Xadrez de Luanda, Domingos Ferraz, disse ao Jornal dos Desportos que a solitação de reactivação do programa foi entregue ao delegado provincial da Educação de Luanda, André Soma, e o projecto tem a duração de sete meses,de 1 de Março a 30 de Setembro.

O Jornal dos Desportos apurou que o projecto de “assalto” da APXL às escolas tem um orçamento, numa primeira fase, na ordem dos 10.741.250 kwanzas e tem como alvos escolas públicas e privadas dos municípios de Viana, Cacuaco, Cazenga, Belas e Luanda.

“O objectivo do projecto é introduzir o xadrez como ferramenta do progresso no sistema de ensino e resgatar os valores culturais, étnicos e morais da sociedade”, lê-se no plano orientador da iniciativa.

Estão abrangidas as escolas Polivalente Aldanuel, Simione Mucune, 17 de Setembro, IMNE Marista, IMIL, Luanda International School, Jacimar, Juventude e Luta, Alda Lara, Che Guevara, Amadurecer, IMEL, NGola MBandi, Complexo Simão Toco, 2º ciclo Cazenga 7055, Ecole Consular, Júlio Verme, 1º de Maio, Yara Jandira, NZinga MBandi, NGola Kiluange, Escola do Cruzeiro 3008, Pascoal Luvualo, Mártires do Uganda, 147 Combatentes, 17 de Stembro 1º Ciclo Secundário, Colégio Estoril, 2º Ciclo 6052, Santana, Carla Alexandre, El Shaddy, Especial Surdo Mudo, Ana Carina , Colégio BC, Escola Pimária Vila Alice, entre outras escolas.
JOÃO FRANCISCO


GP Cidade de Luanda
abre a nova época


A Associação Provincial de Xadrez (APXL) abriu ontem, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez (FAX), a época desportiva 2014-2015, com a realização de um torneio de xadrez activo (15 minutos), denominado GP Cidade de Luanda. A prova também serve para assinalar o Dia Nacional do Desporto, que se comemorou a 23 do corrente, e o 438.º aniversário da Cidade de Luanda, que se celebra hoje.

A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda é o principal patrocinador do evento que vai distribuir prémios na ordem dos 250 mil kwanzas aos dez primeiros classificados.

O torneio realiza-se um mês depois do Festival de Fim de ano 2013 da FAX que consagrou o 1º de Agosto, o Mestre FIDE Catarino Domingos (EPAL) e o jovem promissor David Silva (Progresso do Sambizanga) como campeões por equipas, de partidas rápidas e xadrez activo.
 JOÃO FRANCISCO