Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda aprovada no último exame

Silva Cacuti - 27 de Junho, 2014

Representantes de países participantes visitaram os alojamentos e campos que vão servir os nonos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Fotografia: José Soares

A faltarem pouco mais de 30 dias para o começo dos IX Jogos da Comunidades de Países de Língua Portuguesa, a cidade de Luanda foi considerada pronta para acolher o certame, durante a última inspecção realizada pelos representantes dos sete países participantes.

 A visita de inspecção foi realizada ontem por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Moçambique.Para os inspectores o nível de preparação de Luanda é "irrepreensível".

"Não deixamos nenhuma recomendação. Saímos daqui para dizer aos nossos países que Angola já está preparada para acolher os jogos. Não há dúvida de que, em termos de infra-estruturas e locais de alojamento, está tudo preparado. Então, saímos daqui com boa impressão", disse Amélia Chavana, directora Nacional dos Desportos de Moçambique.

 Angélico Santos, director de Desenvolvimento Desportivo de São Tomé e Príncipe, nunca teve dúvidas acerca da prontidão angolana para esse evento. "Da experiência que colhemos na primeira vez que Angola organizou os jogos, juntando o facto de o angolano ser um povo acolhedor, estamos confiantes. Ficamos com boas impressões em todos os locais em que passamos e demos conta de que as condições estão devidamente criadas. Há questões em que ainda se trabalha e sabemos que no final tudo vai estar a cem por cento", testemunhou.

O Brasil vai ser aconselhado a comparecer com máxima força nos jogos já que estão garantidas condições boas de competir, afirmou José Medalha, representante do Ministério dos Desportos no final da visita de inspecção às condições que Luanda oferece, visando os IX jogos da comunidade aprazados para 23 de Julho a 2 de Agosto. "Vou regressar ao meu país e mencionar no meu relatório que o Brasil pode comparecer, que vai ser muito bem recebido e em condições de competir muito boas", destacou.

A visita de inspecção é a última no quadro dos IX Jogos da CPLP que vão englobar torneios de futebol de 11, voleibol de praia, basquetebol, andebol, judo, ténis de campo, ténis de mesa, judo atletismo, atletismo adaptado e natação em águas abertas.