Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda deve pagar aos juzes 880 mil kz

Pedro Futa - 09 de Março, 2020

Cronometristas e juzes aguardam o pagamento dos subsdios referentes aos servios prestados

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Associação Provincial de Atletismo de Luanda contraiu dívidas aos prestadores de serviços, juízes e cronometristas avaliadas em 880 mil kwanzas ao longo do exercício desportivo 2017-2020. A dívida resulta do incumprimento de clubes filiados que se furtam ao não pagamento de quotas e de taxas de inscrições nas competições. A informação foi dada a conhecer na Assembleia Geral Ordinária realizada sábado último na sede social localizada adjacente ao Estádio dos Coqueiros.
Para inverter a situação no próximo ciclo olímpico, os associados participantes do conclave decidiram penalizar os incumpridores. Doravante, os clubes devedores perdem o direito a voto e não recebem os prémios, caso vencem alguma competição sob a alçada da Associação. A decisão passou a constar do Estatuto que sofreu alterações substanciais.
A novidade introduzida no documento regulador deixou encantado os representantes do Petro de Luanda, Interclube e 1º de Agosto. A tripla deram voto de confiança à direcção liderada por Juscelino Bento.
O petrolífero José Aleixo assegurou que "a Associação de Luanda teve uma decisão acertada em alterar o Estatuto".
"Não é justo que os clubes devedores tenham os mesmos privilégios que os não devedores. As agremiações, que pagam a taxa de filiação, devem auferir uma posição diferenciada na tomada de decisão da instituição", justificou.
O enviado do 1º de Agosto na reunião magna, Zovo António, defendeu "melhorias" na organização de competições provinciais e na "massificação" do atletismo de Luanda.
O "polícia" José Camanga enalteceu o esforço da direcção da Associação por realizar as competições com poucos recursos.
"Agradeço ao elenco directivo pelo esforço desenvolvido ao longo do mandato. Estou feliz por constatar a realização de competições com pouco recurso financeiro, humano e material. O grupo conseguiu levar o barco a bom porto, não falharam nenhuma competição\", elogiou.
Para conferir o valor real da dívida de cada clube, o Secretário-Geral da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, Pascoal Chitumba, assegurou que a taxa de filiação por equipa é de 98 mil kwanzas e os clubes \"Progresso Sambizanga, Escolas Dibondo Abrão e Rui Mingas, este último é desistente, estão com dívidas acumuladas desde 2018 e avaliadas em 700 mil kwanzas". 

RENOVAÇÃO DE MANDATOS
APAL realiza eleições em Abril


A Associação Provincial em Atletismo de Luanda (APAL) realiza as eleições de renovação de mandatos do ciclo 2020-2024 na segunda quinzena de Abril. A proposta da direcção cessante foi aprovada pelos filiados na Assembleia Geral Ordinária que decorreu no último sábado, na sede social, adjacente ao Estádio dos Coqueiros.
Presidida por Jesse Fernandes, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, o conclave contou com os delegados e representantes do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral cessante, Pascoal Chitumba, justificou a ausência do presidente de direcção da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, Juscelino Bento.
"Por razões profissionais, o presidente de direcção não pôde estar connosco hoje", disse.
O conclave de Luanda não contou também com as presenças dos representantes do Ferroviário de Angola, Progresso Sambizanga e a Escola Dibondo Abrão. Os três filiados não se justificaram até o dia de ontem, segundo Pascoal Chitumba.
O processo de renovação de mandatos na Associação de Luanda começou com a proposta de constituição da comissão eleitoral. O director da Academia Olímpica, Adriano Nunes, vai coordenar o órgão, coadjuvado por Silva Cacuti, jornalista sénior do Jornal dos Desportos.
O processo eleitoral inicia a 6 de Abril com a abertura das listas concorrentes e a campanha decorre de 13 a 18 do mesmo mês. A tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação acontece no dia 30 de Abril.