Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda e Benguela acolhem zonais

Álvaro Alexandre - 23 de Março, 2016

Campeonatos Nacionais Individuais Absolutos de xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

As provas preliminares dos Campeonatos Nacionais Individuais Absolutos, também designados por Zonal A e Zonal B, arrancam hoje às 17h00 nas províncias de Luanda e de Benguela e vão apurar os dez xadrezistas representantes das competições zonais na fase final, marcada para o período compreendido entre 24 de Abril e 2 de Maio, na capital de Angola.

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Xadrez (FAX) designou a cidade de Luanda como o palco do Zonal A, que reúne a nata local, e o palco B, a cidade de Benguela, que congrega atletas de Benguela, Cuanza Sul, Cunene, Namibe, Malanje, Uíge e Lunda Sul.

A reunião técnica do Zonal A orientado pela Associação de Luanda vai juntar os concorrentes às 16h00 na sede da Federação Angolana de Xadrez. A instituição apela aos clubes o cumprimento do horário estabelecido.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Domingos Ferraz, presidente de direcção da Associação de Luanda, disse que em função dos resultados apurados no campeonato provincial individual absoluto, 10 dos 20 tabuleiros vão contar na primeira jornada com as presenças de Cláudio Félix (vencedor), João Mário (segundo), Carlos Ngunga, Moura Pedro, Denilson dos Santos, Celso Baltazar, Josemar Cabingano, José do Rosário, António Xavier e Bernardo Baptista.

No destaque do Zonal B a decorrer em Benguela, Armando Angélico e Gabriel Sapalo (ambos do Núcleo da ENDE do Cuanza Sul) aparecem na "pole position" para a conquista do ceptro.  Outros nomes aspiram o troféu, entre os quais, o de Kirto Justino, Edilson António (ambos do Núcleo da ENDE do Cuanza Sul), Flaviano Jaime, Apolinário António e Daniel Franklin (Rene Castilhos do Cunene), António Silva (Grupo Cabeto), António Maximino (Macovi do Cunene), Domingos Kiteculo (Sporting do Sumbe) e João Portugal (Escola de Professores do Sumbe).

Os Mestres Internacionais e Mestres Fide do ranking estão apurados automaticamente para o Campeonato Nacional Individual Absoluto da presente época.