Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda e Lubango acolhem competições

Álvaro Alexandre - 26 de Maio, 2014

Os huilanos enfrentam os xadrezistas do Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Malanje, Lunda Sul e Uíge.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As cidades de Luanda e do Lubango acolhem a partir de hoje até ao dia 3 de Junho próximo, as provas de apuramento para a fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, a decorrer de 22 de Junho a 1 de Julho de 2014, em Luanda. Os xadrezistas nacionais desprovidos de títulos de Mestres internacionais, Fide e Nacionais vão em nove dias tentar assegurar as suas presenças no Nacional Individual Absoluto.

Luanda, maior centro mobilizador do xadrez no país, acolhe a partir de hoje, às 16h00, nas instalações da Federação angolana da modalidade, o Campeonato Nacional da Zona A. No final da competição são seleccionados os 15 melhores que têm acesso ao Nacional Individual Absoluto. A competição que vai decorrer em Luanda conta com 20 participantes e as nove jornadas são ajuizadas  pelo árbitro Fide Francisco Andrade.

Os inscritos para os dez primeiros tabuleiros do Zonal A são Casimiro António (EPAL), Carlos Fernandes (1º de Agosto), Miguel Cristóvão (Núcleo do Rangel), Jeovani Santos (1º de Agosto), João Júlio (Núcleo de Viana), João Mário (1º de Agosto), Jesus Pimentel (Polivalente Aldanuel), Joaquim Assis (Escola de Mestre João Francisco), Vanderson Dias (1º de Agosto) e Eliseu Tavares  (Polivalente Aldanuel).

A primeira parte do grupo é complementada com as presenças de Cláudio Félix (Polivalente Aldanuel), Edivaldo Gama (Núcleo da Vila Alice), João  Amaral (Escola IMNE Marista), Tubias Nandjungo (Núcleo do Rangel), Edivânio Domingos (Núcleo da Vila Alice), Eduardo Marques (Núcleo do Rangel), Bernardo Baptista (Escola de Mestre João Francisco), Francisco de Almeida (Núcleo do Rangel), Mário Manuel (1º de Agosto) e Sebastião Ramos (Núcleo do Rangel). 

A província da Huíla recebe no mesmo período o Campeonato Nacional da Zona B. Os huilanos enfrentam os xadrezistas do Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Malanje, Lunda Sul e Uíge.