Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda e Namibe dominam Nacionais

18 de Junho, 2013

atletismo em pista para portadores de deficiência encerrou domingo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 15º campeonato nacional de atletismo em pista para portadores de deficiência encerrou domingo, em Cabinda, com as províncias do Huambo, Namibe e de Luanda no topo da classificação. Na corrida dos 100 metros  masculino, a final foi ganha por Octávio dos Santos, da província de Luanda, que cronometrou 12 segundos e 47 milésimas, o segundo lugar foi ocupado por Martins da Chala, da província do Huambo, com 12 segundos e 76 milésimas, enquanto José Chamuleia, igualmente da província do Huambo, ficou na terceira posição com 13 segundos e 12 milésimas.

 Nos saltos em comprimento T11, a primeira posição foi ocupada por Octávio dos Santos, da província de Luanda, com 4 pontos e 14 metros, e a  segunda posição foi para Manuel Calessi, da província do Huambo, com 3 pontos e 64 metros. Também no salto em comprimento, mas em T12, o primeiro lugar foi ocupado pelo atleta Afonso Camuco, da província do Huambo, com 5 pontos e um metro, Jacob Augusto ocupou a segunda posição com 4 pontos e 71 metros, ao passo que Vata da Costa, da província do Bengo, ficou na terceira posição.

 Para a prova dos 10.000 metros auditivos, a primeira posição coube ao atleta Pedro Samuel, da província da Huíla, ao totalizar 35 minutos e 47 segundos, a segunda posição foi ocupada por Adolfo Samuando, da província do Bié, com 37 minutos e 4 segundos, contra 38 minutos e 6 segundos de Vitorino Vicentuca da província do Namibe que ficou na terceira posição. Ainda nos 10.000 metros, mas na categoria de T35, venceu Adão João, da província do Kwanza- Norte com 39 minutos e 38 segundos, ao passo que Frederico Muakanda, igualmente do Kwanza- Norte, ficou na segunda posição com 42 minutos e 22 segundos. Jesus Mateus, da província do Bengo, venceu a prova dos 10.000 metros na categoria de T46, enquanto Manuel Francisco, da província de Kwanza -Sul, ficou em segundo lugar.

Na categoria T11, prova de velocidade, José Nchenche, da província de Malanje, foi o grande vencedor ao cronometrar 4 minutos e 43 segundos, em segundo lugar ficou o atleta Sebastião Neves, da província de Luanda, com 4 minutos e 52 segundos, ao passo que Júlio Mendes, de Malanje, ficou em terceiro lugar com o tempo de 4 minutos e 58 segundos.

Na categoria de T46, em masculino, nos 1500 metros, venceu o atleta Alberto Lussassi, da província do Bié, com o tempo de 4 minutos e 21 segundos, e na segunda posição ficou Pedro Bianda do Uíge, com 4 minutos e 39 segundos. T11 em feminino nos 100 metros venceu a recordista africana Maria da Silva, da província de Luanda, com 13 segundos, em segundo lugar ficou a atleta Madalena Miguel, também de Luanda, 15 segundos, enquanto Severina Salussinga, da província do Huambo, ficou na terceira posição.