Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda elege hoje Pedro Mendes

Rosa Napoleo - 16 de Fevereiro, 2019

Pedro Mendes candidato nico ao cadeiro

Fotografia: Contreiras Pipa | Edies Novembro

Depois de muitos anos sem direcção, a Associação Provincial de Ginástica de Luanda conhece hoje os seus novos corpos gerentes. Pedro Mendes pode ser confirmado como o primeiro presidente da história da instituição no evento a decorrer às 10h00 no anfiteatro do Comité Paralímpico Angolano, à Cidadela Desportiva.Candidato único, Pedro Mendes é um \"apaixonado\" da ginástica.
 Chega ao cadeirão máximo, depois da primeira direcção eleita em 2016 não ter tomado posse por razões desconhecidas. Como resultado da falta de uma direcção, os ginastas têm sido prejudicados por passarem muito tempo sem competição.Para conferir legalidade ao acto, todos os clubes de Luanda, mormente, Agefir, Team Elite, Clube do Kilamba Kiaxi, Desportivo do Wembo, Master Mário Profissional e o Petro de Luanda, estão autorizados a exercer o direito de voto, segundo o coordenador da comissão eleitoral, Domingos Pascoal, também presidente da Federação Angolana de Esgrima. Pedro Mendes tem como linha de força para o seu mandato, a organização interna e a vitalidade da ginástica.
 Para o efeito, tem como prioridade obter uma sede social.
 A massificação e o desenvolvimento da modalidade vão contribuir para o resgate de valores perdidos como o de cultivar os princípios disciplinares, patrióticos, incentivos escolares, etc. , segundo o candidato.
  A realização do campeonato provincial, lançamento de plano de rua (ginástica para todos), a criação de centros desportivos para ginástica escolar, realização de palestras, apoio de material e equipamento desportivo, promoção de acção de intercâmbios, obtenção de parcerias locais e internacionais, a criação de um modelo rigoroso de acompanhamento escolar dos atletas, a atribuição de bolsas de estudos aos atletas e técnicos e a realização de acções de formação para técnicos  também constam do plano de acção.
Os encontros regulares com os associados estão também na agenda de Pedro Mendes. A instituição propõe-se a criar um site e um acervo bibliográfico aberto ao diálogo, contribuições e conselhos.Na lista concorrente, a Mesa da Assembleia Geral vai ser presidida por Domingos Clemente.
 João Casola Hondiquissa é o  vice-presidente e Walter Costa, secretário.
 Na direcção, Pedro José João Mendes conta com ajuda da Elisa Gourgel e de João Agostinho nas vice -presidências,  Carla de Carvalho como secretária e Abel Santana, vogal.O Conselho Jurídico está a cargo de Paulo Bravo da Rosa, auxiliado pelos vogais Rui Gamboa e Jurelma Mateus. Adérito Dias controla o Conselho Fiscal com Yuri Bongo e António Cabaça são vogais. Marília Feijó lidera o Conselho Disciplinar com Cunha Eduardo e Leopold Zinsou como vogais.Luanda congrega cerca de seis mil atletas, distribuídos nas disciplinas de rítmica, artística, tumbling, trampolim e duplo -mini.