Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luanda pronta para os Jogos da Sarpcco

Silva Cacuti - 27 de Julho, 2019

Polcia angolana est pronta para conquistar todos os trofus

Fotografia: Edumundo Eucilio, Edies Novembro

Um número mínimo de dez países da região confirmaram a presença na 10ª edição dos Jogos da Organização de Cooperação de Chefes de Polícia da Região Austral de África (SARPCCO) a organizar em Luanda  de 3 a 15 de Agosto. A confirmação foi feita pelo antigo árbitro internacional, Belmiro Carmelino, ligado à organização.

"Há quatro países que ainda não confirmaram as presenças na competição, mas também já não vêm", disse.

Confirmaram presença as equipas da África do Sul, Moçambique, República Democrática do Congo (RDC), Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana, Malawi, e-Swatini e Angola, país anfitrião.

A competição teve dez participantes apenas nas duas primeiras edições realizadas em Pretória, África do Sul, em 1999 e 2001. A última edição, de 2015, disputou-se em Bambane, e-Swatini, e juntou 13 países.

Os jogos incorporam as competições de atletismo, futebol, voleibol, dart´s, netball e xadrez.A comissão organizadora, coordenada por Manuel Pedro Candela, definiu os lugares de competição. O complexo turístico Futungo II vai ser a vila olímpica. A abertura oficial vai ocorrer no dia 1 de Agosto.

Os campos Daniel Ndungidi e Nicolas Berardinelli (ambos do 1º de Agosto), 22 de Junho e Raul Kinanga (ambos do Interclube) vão acolher os jogos de futebol em masculino e feminino. O voleibol vai jogar-se na quadra de jogos da Empresa Refriango.

Na vila olímpica, uma sala vai acolher as provas de dart's e outra, de xadrez. A Netball vai ao pavilhão do Kilamba, enquanto as provas de atletismo decorrem no Estádio dos Coqueiros. Uma prova de meia -maratona vai ter o circuito na cidade do Kilamba.

A cerimónia de abertura vai ser realizada no Estádio dos Coqueiros, seguida de jogo de futebol entre as equipas de Angola e de Moçambique. Cada país vai trazer um árbitro para cada disciplina, enquanto Angola pode disponibilizar um número superior, segundo Belmiro Carmelino. 

A SARPCCO é uma organização policial criada na reunião de 31 de Julho a 1 de Agosto de 1995, em Victória Falls, no Zimbabwe, com objectivo da perseguição implacável ao crime regional e transnacional. 

Na reunião do 1º aniversário da SARPCCO, que se  realizou de 29 a 30 de Julho de 1996, em Swakopmund, Namíbia, foi decidido que no espírito de boa vizinhança, as actividades desportivas devem ser fomentadas e encorajadas. Foi decidido que "através do desporto, os agentes da polícia podem manter contactos e alargá-los ao ambiente de trabalho”. Assim, surgiram os jogos da SARPCCO que têm uma periodicidade bienal.

Os jogos já foram albergados pela África do Sul (1999, 2001 e 2005), Botswana (2003), Zimbabwe (2007), Malawi (2009), Congo Democrático (2011), Namíbia (2013) e Suazilândia (2015).