Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango acolhe campeonato de voleibol

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 05 de Junho, 2014

Secretário-geral da Federação Angolana está crente no desenvolvimento depois do processo de expansão da voleiblue

Fotografia: José Soares

O Campeonato Nacional de Voleibol em seniores masculino e feminino vai decorrer na segunda quinzena de Outubro, na cidade do Lubango. A decisão foi tomada depois do encontro de trabalho do secretário-geral da Federação Angolana de Voleibol (FAVB), José Monteiro, com os membros da Associação provincial da modalidade na Huíla, no qual trataram de aspectos organizacionais, administrativos e técnicos do evento desportivo.

Em entrevista ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral da Associação Provincial de Voleibol da Huíla, Henriques Gama, confirmou a candidatura da província para organizar a prova nacional e assegurou que o processo está em bom andamento. A Associação local já tem à sua disposição 50 por cento dos quesitos exigidos no caderno de encargos. “Por isso, o campeonato vai realizar-se na província da Huíla", afirmou.

Henriques Gama assegurou que está em falta o acerto de calendário da competição pela Federação, porquanto a Associação da Huíla tem outro plano. Quanto ao alojamento, alimentação, recintos de jogos, transportação e assistência médico-medicamentosa, a Associação trabalha com as entidades locais na criação das condições.

CRESCIMENTO
DA MODALIDADE

O voleibol está em franco crescimento no país, comparativamente há dez anos. A constatação é do secretário-geral da Federação Angolana da modalidade, José Monteiro. Sem avançar dados estatísticos, o dirigente desportivo apontou que hoje a Federação controla oito Associações provinciais e núcleos provinciais, contrariamente a um passado recente em que poucas províncias praticavam o voleibol.

A expansão do projecto de massificação do Voleiblue ajuda a dinamizar a modalidade em todo o território nacional, segundo José Monteiro. “O estado actual da modalidade no país não é mau, tendo em conta o universo de praticantes. Tínhamos poucas províncias a praticar o voleibol, porém, hoje, temos oito Associações e núcleos provinciais. Estamos no bom caminho", disse.

José Monteiro afirmou que a responsabilidade da promoção é de todos, para que o país tenha um voleibol mais competitivo nos eventos internacionais. Face à boa evolução, Angola já participou em campeonatos de voleibol de praia, Jogos Olímpicos e africanos. “E com essa dimensão de projecto, vamos ter bons jogadores”, ressaltou.

A FAVB vai continuar a dar apoio necessário aos clubes nas provas internacionais. O caso mais recente é do 1º de Agosto, que no seu regresso às provas africanas ganhou o zonal e participou da Liga de Campeões Africanos. A participação nesses eventos contribui para fortalecer as Selecções Nacionais, segundo José Monteiro.