Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango acolhe jogos escolares da zona Sul

Gauncio Hamelay no Lubango - 16 de Março, 2019

Juka Fernandes dirige rea desportiva

Fotografia: Edies Novembro

Lubango é a capital dos Jogos Escolares da Zona Sul, aprazados de 16 a 23 de Agosto, que vai apurar as selecções provinciais à fase nacional marcados para Janeiro de 2020 em local a indicar. A designação da cidade capital da Huíla resulta de uma orientação da Direcção Nacional da Acção Social do Ministério da Educação.Para o êxito do evento, o Comité organizador da cidade anfitriã já começou a trabalhar na preparação de condições.
 Já estão criadas as comissões encarregadas de zelar pelas questões administrativas e desportivas do evento que vai envolver as províncias de Cunene, Namibe, Cuando Cubango e Huíla.Na primeira fase, o grupo avaliou as condições técnicas dos pavilhões da Nossa Senhora do Monte e inteirou-se de pontos fracos e fortes de outros recintos desportivos.
"Já visitámos os locais de alojamentos, sobretudo, o do Complexo Escolar 14 de Abril e do Magistério Primário no Nambande", disse Juka Fernandes, membro do Gabinete Provincial da Educação da Huíla.O dirigente assegurou que perspectivam a realização de alguns encontros com o Instituto de Emergências Médicas (INEMA), Direcção provincial de Energia e Águas, Polícia Nacional, entre outros. A área do desporto escolar do Gabinete Provincial da Educação da Huíla já começou a trabalhar nas escolas, segundo Juka Fernandes.
O responsável esclareceu que as direcções das instituições de ensino (I e II Ciclos) foram orientadas a realizar os campeonatos internos em fase escolar inter-turmas, no âmbito da programação da disciplina de Educação Física para 2019. A fase municipal (inter-escolas) decorre de 1 de Abril a 19 de Maio. A fase regular provincial é disputada de 27 de Maio a 28 de Junho e a fase final provincial decorre de 13 a 14 de Julho do ano corrente na cidade de Lubango.As selecções apuradas preparam-se nos meses de Setembro e Outubro para a fase final dos Jogos Escolares Nacionais. 

ALUNOS SEM BI 
FORA DOS JOGOS
Os alunos com valências desportivas acima da média sem Bilhete de Identidade (BI) vão ser privados de competir nos Jogos Escolares da Zona Sul a decorrer de 16 a 23 de Agosto na cidade de Lubango. A garantia é do responsável da área do desporto escolar do Gabinete Provincial da Educação da Huíla, Juka Fernandes.O dirigente apela aos encarregados de educação a velarem pela documentação das crianças antes do arranque da fase provincial da competição. "Os atletas sem BI não podem competir", garantiu.Juka Fernandes reiterou que as escolas com as condições técnicas mínimas, como a 27 de Março, vão acolher o núcleo forte de basquetebol, o Colégio 1-2-3, o voleibol e o Colégio O Sol, o andebol. A estratégia visa constituir equipas com boas valências desportivas para atacar os primeiros lugares dos pódios."Até Agosto, queremos que os alunos estejam bem preparados para constituírem selecções fortes nos Jogos Escolares", disse.Na fase municipal, Lubango defronta a Humpata, Chibia e Gambos. Cuvango, Jamba e Chipindo formam outro grupo. Só o vencedor de cada grupo, em diferentes modalidades desportivas, compete a fase provincial.Futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo e ginástica são as modalidades de eleição no desporto escolar.