Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango acolhe Nacional de estrada

27 de Março, 2015

O percurso da prova é de quinze quilómetros e tem como inovação a entrada de populares e de atletas paralímpicas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Cem fundistas das províncias da Huíla, Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Huambo e Namibe vão disputar amanhã, na cidade do Lubango, o campeonato angolano de atletismo, na especialidade de estrada, em masculinos e femininos.

A informação foi prestada, na cidade do Lubango, pelo presidente da Associação Provincial de Atletismo, Pedro Ndala, que informou estarem presentes atletas dos clubes 1º de Agosto, Interclube, Benfica do Lubango, Petro de Luanda, Desportivo da Huíla e KGM do Huambo.
Pedro Ndala disse que o campeonato é disputado num percurso de 15 quilómetros.

A corrida vai partir do quilómetro 16, arredores próximos do Aeroporto internacional da Mukanka e tem como inovações a presença de populares e de atletas paralímpicos.
Sobre as condições de organização do evento desportivo, Pedro Ndala assegurou ontem que as mesmas estão todas criadas, uma vez que o governo provincial liderado por João Marcelino Tyipinge disponibilizou o Complexo 14 de Abril para alojar as delegações provinciais participantes.

"Temos a segurança da Polícia Nacional, por isso acreditamos que o campeonato vai decorrer sem sobressaltos", realçou.
O último campeonato angolano de estrada teve lugar na província do Cuanza Sul, ganho pelo 1º de Agosto.

ATLETISMO
Atletas nacionais
recebem prémios


Os atletas que tinham prémios por receber da São Silvestre de Luanda e da corrida alusiva ao aniversário da   Sonangol começaram a receber os   valores em atraso.
Bastos Filipe, atleta do Cuanza Sul, assegurou ter recebido os valores correspondentes ao prémio de melhor angolano na São Silvestre de Luanda. O presidente da Federação Angolana de Atletismo, Carlos Rosa, confirmou o facto e destacou que “a Federação não deve mais nada a ninguém”.

Em relação ao Grande Prémio Sonangol, o fundista veterano António Andrade, da empresa que organizou a prova, disse que os pagamentos já estão a ser efectuados.
Os fundistas nacionais voltam a entrar em cena, amanhã, na cidade do Lubango, Huíla, para disputarem o campeonato nacional de estrada que compreende uma prova de 15 quilómetros.

Para o sucesso da competição, já trabalham naquela cidade as equipas técnicas da Federação Angolana de Atletismo. A prova volta a colocar lado a lado os principais fundistas  angolanos. Avelino Ndumbo, Severino Vicente, Rafael Epesse, Alexandre João, Bastos Filipe voltam a bater-se por um troféu nacional. À margem da prova nacional de estrada vai ser disputada uma outra, num percurso de três quilómetros, disse Carlos Rosa.
Silva Cacuti