Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango conquista Jogos Escolares da Hula

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 05 de Agosto, 2019

Fernanda Ngueve e Maria Cambanda (ambos do municpio de Chicomba) correm nas provas de 100 e 200 metros feminino.

Fotografia: Dr

Com onze medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze, o município sede Lubango conquistou o troféu da X edição do campeonato provincial dos Jogos Escolares da Huila decorrido na cidade capital provincial. Na segunda posição ficou o município de Chicomba ao totalizar cinco medalhas de ouro, seis de prata e quatro de bronze, seguido pelo Cacula com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O evento contou com a participação de 265 atletas que movimentaram as modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica e voleibol em ambos os sexos. Na ginástica feminina, a proeza coube a Olídia Tito, da escola Betel, secundada por Laurinda Tito, da escola Dom Samuel. Riciliana Monteiro, da escola 14 de Abril, contentou-se com o terceiro lugar. A atleta também conquistou a medalha de ouro na especialidade de conjunto de mãos livres, seguida por Sandra da Lua, da escola nº13. Laurinda Tito, da escola Dom Samuel, arrebatou o ouro na ginástica rítmica com aparelho de arco. No segundo lugar, ficou Soraia Monteiro, da escola 14 de Abril.  A medalha de ouro na especialidade de tambling em masculino coube ao Francisco Lino, da escola nº 50. António Airosa, da escola nº 13, ficou com a prata e António Feliciano, da escola nº 63, recebeu a medalha de bronze. Com o slogan “Educação Física para todos os alunos, Desporto escolar em todas as Escolas”, o evento apurou os representantes da província da Huíla para o Zonal Escolar Sul que a cidade do Lubango alberga a partir do próximo dia 13 do corrente mês. Para a fase Zonal Sul estão apuradas as províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango.  O município de Chicomba representa o futebol masculino e feminino da Huila na fase Zonal Sul da edição 2019. O Colégio 1-2-3, em ambos os sexos, representam as terras altas da Chela na prova de voleibol. 
Estão também apuradas a Escola 27 de Março no andebol masculino e a escola 14 de Abril, no feminino. A escola secundária do Lubango representa o basquetebol em masculino e feminino. No atletismo, na especialidade de corta-mato, Armando Pedro, em masculino e Elisa Nguelumue, em feminino, ambos do município do Lubango. representam a Huíla. Fernando João (município de Chicomba) e Maria Mendes (Lubango) foram apurados para competir no lançamento de peso. Na especialidade de salto em comprimento estão apurados Gabriel Jamba e Elisa Nguelumue, ambos do Lubango. Armando Lopes (Lubango) disputa a prova de 3.000 metros e Maria Miguel (Lubango), nos 1.500 e 2.000 metros.
Armando Pedro (Lubango) corre os 1.500 metros.  Gabriel Jamba e Madalena Agostinho (ambos de Lubango) correm os 400 metros.
Silvano Malengues e Angelina Lutenda (ambos de Lubango) disputam 200 metros. Victor Wima leva o município da Cacula no Zonal Sul. O atleta disputa a prova de 800 metros. Fernanda Ngueve e Maria Cambanda (ambos do município de Chicomba) correm nas provas de 100 e 200 metros feminino.