Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango fervilha com a Paz

Guad?ncio Hamelay/ Lubango - 04 de Abril, 2017

Para esta época, vamos inclui-las nos torneios e, no próximo ano, nos campeonatos provinciais”, garantiu.

Fotografia: Gaudéncio Hamelay

A cor branca engalana hoje o pavilhão do Benfica de Lubango. Lenços, camisolas, chapéus, calções, calças, sapatilhas e ténis dão as boas vindas esvoaçam no 15º ano da consolidação da PAZ em Angola, que se assinala em todo o país.

A comemoração da data fica completa, quando as equipas masculinas e femininas do escalões de Sub-14 e Sub-16 do Benfica Petróleos do Lubango, Clube Desportivo da Huíla, Heja Sport Clube do Lubango, e do Atlético do Namibe entrarem na quadra para exibir o melhor do basquetebol de formação.

O torneio em alusão à Reconciliação Nacional abre a época desportiva 2017, na província da Huíla. A maratona desportiva visa conferir a competência desportiva dos adolescentes das terras da Chela e da Welwitschia Mirabilis.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário geral da Associação provincial de basquetebol da Huila, Diogo Gomes, assegurou que o intercâmbio entre as equipas locais e do Namibe visa dar ritmo competitivo às equipas dos escalões de formação e elevar o maior número de jogos.

CAMPEONATO PROVINCIAL
Depois do torneio da Paz, a Associação da Huila organiza a 15 do corrente o torneio de abertura, na antecâmara dos campeonatos provinciais. O torneio de abertura estende-se até o final do mês.  Findo o certame, as equipas voltam aos ginásios e pavilhões para corrigir as falhas. Em Julho, o apito volta a soar para os campeonato provinciais em todos escalões.

O secretário- geral da Associação provincial, Diogo Gomes, afirmou que algumas equipas não filiadas na instituição manifestaram a intenção de participar do campeonato de 2017. Trata-se do Interclube da Huíla e do Grupo Desportivo e Cultura do BFA. Diogo Gomes destacou o regresso do Sporting Clube do Lubango e do Recreativo da Chibia ao campeonato provincial, que vai contar com aproximadamente sete equipas.

O número de clubes participantes deixa \"encantada\" a direcção da Associação. Diogo  reiterou, que além das competições provinciais e escolares, trabalham também nos aspectos administrativos com as equipas e clubes a fim de participar das competições nacionais, a curto prazo. A direcção da Escola 27 de Março garantiu a participação no torneio de abertura.

“Começamos a interagir junto da Direcção Provincial da Educação local para que as escolas com quadras polidesportivas, fundamentalmente, as escolas do ensino do II Ciclo e todas as outras, trabalhem para que possam competir nas provas provinciais a curto prazo. Para esta época, vamos inclui-las nos torneios e, no próximo ano, nos campeonatos provinciais”, garantiu.