Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Luciano aposta na revalidação

Álvaro Alexandre - 06 de Setembro, 2013

Campeão nacional perspectiva um campeonato absoluto bastante competitivo a decorrer no Instituto Médio Industrial de Luanda

Fotografia: Domingos Candência

A revalidação do título de campeão nacional absoluto de xadrez é a aposta do atleta do Grupo Desportivo da Epal, Luciano Oliveira. A prova vai decorrer no ginásio do Instituto Médio Industrial de Luanda, no distrito de Luanda, de 17 a 25 do corrente.

O campeão nacional absoluto de 2012 manifestou que “o objectivo primordial é a revalidação do título”. Para o efeito, leva faz uma preparação cuidadosa.

“A estratégia está definida e a preparação resume-se na revisão das partidas efectuadas na época passada”, disse. Quando faltam pouco menos de 11 dias, Luciano Oliveira passa o dia a corrigir os lances das suas partidas anteriores.

A constatação dos erros dá-lhe informações valiosas para que entre a ganhar até ao final da competição. Luciano Oliveira reconhece que não vai ser fácil a conquista do segundo título nacional absoluto.

“Estou ciente que a prova vai ser bastante competitiva, pois os adversários evoluíram bastante e todos querem ganhar o nacional”, disse. Para impedir os sonhos dos adversários, Luciano Oliveira afirma que vai utilizar a “eficiência”. Na balança da concorrência, o campeão coloca os companheiros da Selecção Nacional que disputaram as 38ª Olimpíadas Mundiais, na cidade de Istambul, Turquia, no ano transacto.

A competição vai contar com os quatro melhores pontuados do rating da Fide, nomeadamente, Mestre Internacional Adérito Pedro (2333), do 1º de Agosto; Mestre Fide Catarino Domingos (2282), da EPAL; João Simões (2235), EPAL; Candidato a Mestre Sérgio Miguel (2215), do 1º de Agosto.

Os xadrezistas apurados nos Zonais A e B, confirmados em Junho, nas provas realizadas nas cidades de Luanda e do Sumbe, vão estar presentes. Desse grupo constam Vanderson Dias (1º de Agosto), Cambando José (Polivalente Aldanuel), Jesus Pimentel (Polivalente Aldanuel), Jeovani Santos (1º de Agosto) e Carlos Fernandes (1º de Agosto).

Do Sumbe apuraram-se os atletas Domingos Mateus (Selecção da Huíla), Edson Camilo (Naval do Porto Amboim), Sebastião Domingos (Sporting de Benguela), António Silva (Benfica do Sumbe) e Jerson Arão (Sporting de Benguela).