Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lueni e Lwazi desfalcam CNIL

Rosa Panzo - 03 de Outubro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

As nadadoras Lueni e Lwazi Inglês desfalcam a equipa feminina do Clube Náutico da Ilha de Luanda na presente época desportiva 2019/2020, que abriu as portas aos banhistas no passado mês de Setembro na piscina do Alvalade, por motivos pessoais.
Considerada uma das pedras fundamentais dos amarelinhos na categoria juvenil, Luani Inglês afastou-se do clube por motivos académicos no exterior, ao passo que Lwazi Inglês, da categoria de júnior, não adiantou as verdadeiras razões do abandono, alegando apenas "motivos pessoais".
O treinador principal dos amarelinhos da alta competição, Carlos Alberto, disse que a equipa técnica do CNIL lamenta a perda das "boas nadadores que deviam contribuir muito para os objectivos da equipa na presente época".
"Lamentamos por um lado, mas também estou feliz pela causa que faz a Luani abandonar o clube. A tristeza deve-se à perda de uma atleta que muito contribuiu para os feitos do clube na época passada. Estou feliz por ela ir ao exterior estudar e preparar o futuro", disse.
Na classe masculina, o CNIL conta com o reforço do nadador Piter Neto que residia nos Estados Unidos da América e militava no clube Sunkist Swim Team, em Flowood, Mississippi. O nadador reforça o clube por uma época na categoria de seniores, enquanto estiver em Angola, segundo Carlos Alberto.
Questionado sobre os objectivos traçados para a época desportiva 2019/2020, o técnico referiu que o clube está mais focado no trabalho psicológico com os atletas, neste momento, a fim de ter uma equipa bem posicionada desde a base. O objectivo é melhorar o que se perdeu e revalidar os títulos conquistados.
"Com este trabalho, vamos ter uma equipa boa com objectivos bem estruturados. O outro objectivo é trabalhar para ter o maior número de nadadores nos zonais. Isso só vai ser possível com uma equipa em bom estado psicológico", referiu.
Na época passada, no Campeonato Nacional por Categorias em piscina de 50m, na categoria de infantis, o CNIL venceu em masculino e feminino. Em juvenis, também conquistou nas duas  classes. Na categoria de júnior, venceu em feminino e foi vice-campeão em masculino. Na categoria de sénior feminino, ficou na segunda posição masculina.