Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lukau mostra talento na baliza

Silva Cacuti - 28 de Novembro, 2014

Lukau mostra talento na baliza

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol efectua hoje o segundo jogo diante da congénere portuguesa no âmbito do estágio que cumpre na região portuguesa de Gaia, visando o ciclo preparatório para o torneio pré-olímpico que Angola acolhe em Março de 2015. A actuação da guarda-redes Stephanie Lukau com as cores da selecção nacional é um dos motivos de interesse deste segundo jogo.

Na quarta-feira, as duas equipas defrontaram-se, no primeiro jogo, e Angola venceu por claros, 32-22, com já favoráveis 14-12 ao intervalo.

Lukau, que actua no Buxterhude da Alemanha, filha de pais angolanos, não actuou no jogo, uma vez que as equipas técnicas decidiram fazer um jogo com as regras da IHF. Por isso, cada equipa utilizou apenas 16 atletas. A guarda-redes já tinha deixado boas impressões no jogo anterior, diante dos masculinos do FC do Porto.

Ficaram também de fora Liliana Paixão, Ngalula Kanka, Liliana Venâncio, Lurdes Monteiro e Lisandra Salvador.

O seleccionador nacional, João Florêncio, prometeu na partida de hoje oferecer algum tempo de jogo às atletas não utilizadas na primeira partida.
Numa avaliação às performances da guarda-redes durante os treinos, Ilídio Cândido, vice-presidente desportivo da Federação Angolana de Andebol (Faand), disse que a jogadora tem talento.

"Estamos satisfeitos por termos apostado em observar a atleta. Entrou no amistoso com a equipa masculina do FC Porto e jogou bem. É muito talentosa, mas também é muito jovem. Não é para já uma aposta da selecção sénior. Seguramente, para as selecções mais jovens é um reforço", disse.

No primeiro jogo amistoso, a selecção nacional perdeu diante da equipa sénior masculina de reservas do FC do Porto por 36-46.

João Florêncio, seleccionador nacional, trabalha com as atletas Isabel Guialo, Teresa Leite, Liliana Venâncio, Juliana Machado, Stephanie Lukau, Albertina Kassoma, Ana Patrícia Barros, Elizabeth Cailo, Isabel Fernandes, Ivete Simão, Liliana Paixão, Lurdes Monteiro, Natália Bernardo, Magda Cazanga, Wuta Dombaxi, Marta dos Santos, Matilde André, Ngalula Kanka, Rossana Quitongo, Iracelma da Silva, Lisandra Salvador, Teresa Almeida e Maria Pedro.